Breaking News
recent

Flor de Lótus

Nymphaea L. (em português: Ninféia) é um género botânico pertencente à família Nymphaeaceae .
As Ninféias incluem várias plantas aquáticas, que são perenes, têm grandes
rizomas e folhas cujo órgão de sustentação situa-se na face inferior (peltada) em formato achatado ou cordiforme, geralmente flutuantes. Suas flores são perfumadas, tendo quatro sépalas verdes e diversas pétalas que são grandes quanto as próprias sépalas, com cores variadas: azuis, verdes, brancas, amarelas e em tons de vermelho, conforme as espécies.
Dentre as espécies mais conhecidas tem-se o
lótus e o nenúfar.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

13 comentários:

  1. ola eu comprei uma Nymphaea branca e uma amarela, vinham num vaso so com pedrinhas sem terra sendo essa vaso gretado em baixo para absorver a água, este está dentro de outro cheio de água, ajude-me... o que tenho de fazer? deixo como está ou mudo para terra? se é para ir para terra, deixo as folhas que já tem de fora da terra?

    ResponderExcluir
  2. Nome Científico: Nymphaea alba
    Sinonímia: Nymphaea occidentalis, Castalia alba
    Nome Popular: Ninféia-branca, lírio-d'água, nenúfar-branco, lírio-branco
    Família: Nymphaeaceae
    Divisão: Angiospermae
    Origem: Europa, Ásia e África
    Ciclo de Vida: Perene
    A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado. Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas, brilhantes, de coloração verde-escura na página superior e avermelhada na inferior. Elas são sustentadas por longos pecíolos que ligam-se ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago. As flores solitárias surgem em longos pedúnculos, são brancas com muitos estames de anteras amarelas. São hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem ser polinizadas por insetos. O fruto formado é do tipo aquênio, com sementes que se dispersam pela água.

    É uma planta belíssima para adornar espelhos d'água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, a ninféia-branca perde suas folhas e entra em dormência, auxiliando na iluminação do lago. Na primavera sua folhagem rebrota e ela pode fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. Adapta-se a ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago.

    Deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques. O nível de água para o cultivo da ninféia-branca deve estar entre 40 e 50 cm. Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Adubações orgânicas leves estimulam seu crescimento. Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.

    ResponderExcluir
  3. Se você tiver condições de planta-la em uma fonte ou em um rio seria perfeito, caso não tenha terra que transpanta-la para a terra mantendo a terra sempre umida em so pleno

    ResponderExcluir
  4. eu planto e depois rego normalmente ou cubro a planta de agua???

    ResponderExcluir
  5. planto na terra meto o vaso dentro de um recipiente a cobrir a planta deixando somente as folhas altas de fora?

    ResponderExcluir
  6. Você planta na terra com bastante material orgânico, ou seja adubo para flores aquáticas. E mantenha a terra sempre bem úmida, pois ela é uma planta áquatica e gosta sempre de muita água e sol durante todo o dia

    ResponderExcluir
  7. Deixe a sua pergunta e o seu email, entre 1 ou dois dias ela será repondida

    Aguardo suas perguntas

    ResponderExcluir
  8. oi tenho sementes da ninfeia ceruela e da pink day como procedo para semea-las, recebi um panleto dizendo para usar terra de barranco peneirada, mas fiquei em duvida...
    paulapazreichert@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Plantei uma semente de lotus, comprada no rio, e segui os passos corretos, até ela germinar. Plantei depois em um vaso com substrato adequado, coloquei dentro de um aquario sem peixes , próximo da janela, onde cultivo várias plantas, inclusive orquideas.É um lugar que pega bastante sol, quase o dia todo. Estou em Minas.Ela durou uns 20 dias, dando três folhas pequenas. Troquei a agua com cuidado, mas ela começou a apodrecer. Não sei se morreu de fato, mas pelo fato de estar em uma sala que tem um jardim na janela, talvez não tenha recebido luz suficiente. Pergunta : alguem sabe como cultivar o lotus dentro de casas ou salas ou jardins de inverno?
    meu email é carvalho569@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Lotus vai bem em São Paulo?

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostaria de solicitar ajuda para o cultivo da flor de lótus azul. Comprei uma muda em Maio do ano passado, e seguindo as orientações do vendedor a plantei em um vaso de barro com um pouco de terra no fundo e coloquei esse
    vaso dentro de um recipiente maior cheio de água. O fato é que até hoje,apesar da folhagem ter crescido bastante, ela ainda não deu nenhuma flor e está com as folhas todas pintadas com manchas circulares amarronzadas.
    Gostaria , por favor, se puderem, que me orientassem com os cuidados que devo tomar. Com que frequência a água do vaso deve ser trocada? Essas manchas são normais?
    Por favor,aguardo um retorno para o e-mail: sonya_neves@hotmail.com

    Grata pela atenção.

    Sônia

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!! Tenho sementes de Nymphaea e gostaria de saber como plantar para colocá-las no lago de peixes. São poucas sementes e quero fazer da maneira correta para que não haja perdas rsrs meu email feredu253@hotmail.com.

    Agradeço desde já sua atenção.

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  13. ONDE POSSO ADQUIRIR SEMENTES DE VARIAS CORES DE FLORES DE LOTUS?MORO EM MINAS GERAIS. MEU EMAILS SÃO: mabaestrela@hotmail.com.br ----florarica@live.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.