Breaking News
recent

Plantando uvas


Preferem climas secos com temperatura em torno de 220C, e adapta-se a diversos tipos de solos, com exceção dos úmidos e mal drenados, porém devem ser ricos em matéria orgânica. O solo tem grande influência sobre a qualidade da uva e do vinho. Seu cultivo é por alporque e enxertia. Para plantar uma parreira, tem-se que plantar uma muda previamente tomada de uma planta sadia. Esta muda é plantada em areia em umviveiro e quando saem raizes, planta-se em fileiras a uma distância que pode oscilar entre um e três metros. Recém plantadas, as parreiras são muito suceptíveis. À medida que suas raizes penetram no solo tornam-se mais fortes. A parreira encontra-se em sua plenitude entre 12 e 40 anos de vida.Um solo com boa drenagem é essencial para a parreira, já que arrasta as raizes a grandes proofundidades. Na maioria dos casos pode-se dizer que as parreiras têm que sofrer para produzir vinhos de qualidade e estilo. Se as videiras têm tudo muito fácil: água, abono, sol abundante, etc., seguem um processo automático mediante o qual obtêm uma folhagem excessiva e produzem uvas medíocres que dão pé a um vinho diluido e insípido.Em geral, e especialmente na Europa, as vinhas crescem em lugares pouco férteis para a maioria das plantas. Um solo ideal é o que permite a penetração profunda das raizes, está bem drenado e ao mesmo tempo tem capacidade de armazenar água sem encharcar-se.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

10 comentários:

  1. Muiot obrigada pela dica de como plantar uvas. Moro em Brasilia e acho que o solo onde moro vai ser ideal, deacôrdo com as dicas que me deu...
    Fátima Macedo

    ResponderExcluir
  2. xoquei com a dica que voces mim deram adorei vol planta meu pe de uva

    ResponderExcluir
  3. Sou de Belém do Pará e possuo um sítio com 22 mil metro quatrados - um trecho de mata com igarapé no seu interior e rio ao fundo. O terreno é muito argiloso (tabatinga) deixando a água do igarapé com a cor de leite, quando agitado. No local plantei açai consorciado com cupuaçu.Gostaria de saber se existe uma melhor cultura para esse tipo de solo. Esclareço que devido a proximidade do rio, que sofre a influencia da mare, parte do terreno alaga, com a cheia da mare.
    Se a informação puder vir por e-mail, informo abaixo o meu e-mail:
    dimarco.cont@ibest. com br

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo plantar um pé de uva porém as informações postadas são muito vaga.Falta informação sobre o preparo do solo com adubo,a manutenção com adubo, quantidade de agua ,epoca de poda, combate as pragas, quais tipos de defensivos usar, enfim uma informação completa para que não fique nenhuma duvida.

    ResponderExcluir
  5. Obg. me ajudou mto no meu trabalho de Biologiaa
    Beejos .... Andrezaa

    ResponderExcluir
  6. por favor mande-me dizer como planto parreiras no rio grande do sul(centro) vai meu email:>isaberger@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Plantar parreira de uva é algo não muito complicado. Você deve possui um bom solo, temperatura apropriada, muda de uva de sua preferência. E uma boa mão para plantio.

    Att.

    ResponderExcluir
  8. Li sua dica de solo e acho que o meu quintal pode melhorar um pouco para obter uvas melhores, pois me encaixei direitinho. As folhagem são fartas, mas a uvas e insipida, azeda. Moro em Curvelo-MG.
    Domingas.

    ResponderExcluir
  9. MORRO NO RIO DE JANEIRO,TENHO GRANDE VONTADE DE PLANTAR UVAS NO MEU SITIO,QUERO SABER COMO DEVO AJIR,PASSO A PASSO.

    ResponderExcluir
  10. Só estou querendo saber como fazer minha primeira parreira porque minha muda de uva já esta com 2 metros e não quero fabricar vinhos, é só um pé e para consumo proprio ,

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.