Breaking News
recent

Limão

O limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão 'Eureka', o limão 'Lisboa', o limão 'Lunário', 'galego', 'taiti', limão siciliano (Brasil), etc.. É originário da região sudeste da Ásia. Desconhecido para os antigos gregos e romanos, a primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.
Trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes, disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do século XV bem como referências à sua existência nos Açores em 1494.
Séculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substância que combatia tal doença, batizado ácido ascórbico ou vitamina C, na qual o limão proporciona em grande quantidade: o sumo do limão contém aproximadamente 500 miligramas de vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizadas no mundo.
Popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados, chegando a ser comprada por de dez a vinte mil réis cada unidade.
As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.
Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.
Os limoeiros são árvores pequenas (não atingem mais de 6 metros de altura), espinescentes, muito ramificadas, de caule e ramos castanho-claros; as folhas são alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências são de flores axilares, alvas ou violetas, em cacho. Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de clima quente ou temperado.
Propaga-se também por sementes, que requerem solo leve, fértil e bem arejado, em local ensolarado e protegido dos ventos. Frutifica durante todo o ano, em inúmeras variedades, que embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada, quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma tangerina.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

116 comentários:

  1. eu tenho um pé le limão plantado ha mais de 10 anos na praia e floresce nasce os brotinhos e depois cai tudo como se no caule entre a fruta e o tronco fica fino outra coisa que eu vi foi mosquinhas com asas levemente verde eu ja coloquei calcario em folta ja adubei proteji com tela porque ele não cresce mais que i metro otronco tem mais ou menos 10cm de diametro poderia me ajudar ou simplismente eu não vou conseguir ter limão tem pessoas que tem aqui perto outra coisa os ramos parecem que tem umas manchas

    ResponderExcluir
  2. Esse problema pode ter duas causas, uma é uma doença chamada antracnose, que provoca a queda do fruto, outra é problema de desequilíbrio na nutrição desta planta, a adubação que ela está recebendo não está adequada. No caso da antracnose, o controle pode ser feito usando uma calda bordalesa vendida em lojas de produtos agropecuários.
    Quanto a adubação, o correto seria fazer análise do solo mas, como se trata de uma só planta não compensa,
    Normalmente a falta de Potássio também provoca a queda de frutos. É um adubo bastante barato, não custa nada tentar. O Potássio também pode ser adquirido em estabelecimentos de agropecuária onde normalmente tem um agrônomo para orientar a forma de aplicação.
    Seria interessante também saber a idade de seu limoeiro.
    Em plantas jóvens é natural a queda na primeira frutificação. Na segunda frutificação isso não ocorrerá mais.
    Em último caso compre o adubo NPK na fórmula 10-10-10 e siga as orientações da embalagem.

    ResponderExcluir
  3. Aqui na nossa chácara estava acontecendo o mesmo problema, isso serviu também de resposta para mimm

    Agradecemos suas perguntas

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pe de limao rosa ou de cheiro, com aproximadamente 10 anos nao foi enxertado, nasceu naturalmente esta frutificando ja a 4 anos com fruto muito bonito e suculentos , porem neste ultimo ano a fruta parece nao ter crescido ,nao tem suco nao adquiriu a coloração
    parece estar seco, com aparencia de um limão envelhecido no pe, acredito ser alguma doença porem nao consigo descobrir qual a causa ou seria adubação inadequada?

    ResponderExcluir
  5. Você está adubando este pé de limão?

    Uma das principais causas por ele estar assim são as grandes temperaturas do clima fazendo com que todas as frutas citricas e outras não frutificassem ou como a sua frutificassem com alguns defeitos.

    Mas se você rega e sempre molhava pode ser por causa de adubação inadequada falta de adubo ou excesso de adubo. A segunda opção é a mais provável.

    Aguardo Mais perguntsd

    ResponderExcluir
  6. Interessante observação, andei adubando com adubo quimico, agora vou tentar com adubo organico(Farinha de osso e torta de mamina), embora tenha animais de estimação vou tentar algum artificio para bloquear o acesso dos animais ao composto, mas agora analisando a sua resposta me veio uma curiosidade, este ano varias plantas frutiferas apresentaram problemas na frutificação, desde mangueiras,jaboticabeira e algmas outras frutas, seria ja um reflexo de uma mudança climatica?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É quase certeza de que seja um reflexo das mudanças climáticas que vem ocorendo em nosso País.
    Como você mesma disse outras várias árvores frutíferas sofreram problemas na frutificação.

    Também andei pesquisando em casas agropecuárias e descobri que não se pode adubar árvores enquanto ela está dando a sua floração, pois irá prejudicar as frutas e as árvores, podendo até matar a planta.

    Você adubou a árvore quando ela apresentava flores?

    Na nossa chácara toda as árvore sofreram danos devido a um forte temporal de granizo que atingiu a nossa cidade, quase todas as arvores frutíferas perderam as suas flores e folhas a mais resistente foi a goiababa que continuou carregada de goiaba.

    Aguardo mais perguntas

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Gostaria de obter informações de como proceder com meu limoeiro. Ele tem aproximadamente 2 anos, ja floresceu varias vezes mas a grande maioria das flores cairam , atualmente ele se encontra com 2 frutos os quais estao sendo observados por mim com grande carinho e cuidado.
    Em suas folhas e caule tem aparecido manchas pretas.
    Aguardo resposta!
    Grato
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Esse é um caso muito típico de acontecer em limoeiros ainda mais com as grandes mudanças climáticas.
    Mas como você disse que nas folhas e nos caules atem aparecido manchas pretas, há outras possibilidades. A princial é de ele estar sendo atacado por pulgões e cochinilhas. Também há a possibilidade de ele estar com uma doença chamada ferrugem. Mas a primeira alternativa é a mais provável.

    O remédio e a base de fumo de rolo e álcool o fumo se compra em lojas agropecuárias. Faça essa solução e deixe descansar uma semana depois tente encontrar os pulgões que ficam todos juntos grudados nas folhas e espirre o produto sobre eles.

    Além de tude adube bem este pé, pois deve estar sem adubo.

    Para melhor conversarmos passe o seu email

    Contato: raphaelvao@bol.com.br
    Homail: raphaelvao@hotmail.com

    Aguardo mais perguntas

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma planta de limão siciliano que está num vaso háa uns quatro anos. Ele já frutificou algumas vezes, porém tem dois anos que não florece mais. As folhas novas nascem todas contorcidas, e se desenvolvem desta maneira, ficando com uma aparencia anormal, enrugadas.
    Seria alguma doença? falta de adubação? Será que o vaso em que a planta está já está pequeno e, por conseguinte tão cheio de raizes que "sufocam" a planta? Se for esse o caso, adiantaria retirar e desbastar as raizes, replantando novamente? Peço ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza deve ser ao pequeno espaço dentro do vaso. Também por falta de adubação. Mas jamais faça o desbaste de raízes de qualquer planta, isso não adiantará em nada podendo resultar na morte da plantar.

    Folhas retorcidas são causadas por pulgões que fazem com que a árvore não frutifique ou frutifique incorretamente. Existe um remédio para exterminar essas pragas.

    O remédio e a base de fumo de rolo e álcool o fumo se compra em lojas agropecuárias. Faça essa solução e deixe descansar uma semana depois tente encontrar os pulgões que ficam todos juntos grudados nas folhas e espirre o produto sobre eles.


    Contato: raphaelvao@bol.com.br
    Hotmail: raphaelvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. tenho um pé de limão Rosa no quintal a cerca de 20 anos, o pé carrega com centenas de frutos, porém a algum tempo os frutos tem apresentado uma coloração envelhecida como se o fruto estivesse mucho, mas a suco e de excelente qualidade. o que posso fazer para melhorar a aparência do fruto, será alguma doença?

    ResponderExcluir
  14. tenho um pé de limão galego e o mesmo esta com as folhas amarelas,que pode estar acontecendo?
    ja adubei com o adubo 10-10-10 econtinua a mesma coisa e tambem não esta soltando flores!

    ResponderExcluir
  15. No seu caso tem várias opções, a mais provável seria o excesso de adubo, essa é uma das principais causas do que você me explicou. Já que você não encontrou pulgão na planta doente. Também poderia ser o clima que por sinal está totalmente modificado. Atravéz da previsão do tempo vi que na região sul do país a região está sofrendo muito com a seca. Se você não irriga a planta diariamente passe a regar ela pelo menos 2 vezes ao dia, pois uma planta adubada necessita de água em abundância.

    Na nossa chácara temos várias árvores frutíferas, as mais castigadas pelas mudanças climáticas são as frutas cítricas como a: Mexerica que não frutificou, o limão tahit que está perdendo suas frutas ainda prematuras, já o limão galego não apresentou nenhum problema, e aqui não adubamos com nenhum adubo químico, somente adubamos com adubos orgânicos como esterco, e resíduos de compostagem.

    Me mande se você irriga em abundância, se aduba com adubo quimico ou orgânico, qual a idade do seu limoeiro.

    Espero que as informações tenham lhe ajudado na cura da doença de sua árvore, caso não tenha lhe ajudado em nada, responda a esse email pedindo mais informações ou dizendo que lhe ajudaram.


    O blog criar e plantar agradeçe e fica feliz em saber que nossos leitores estão satisfeito com nosso blog, aguardo respostas e mais perguntas.

    ResponderExcluir
  16. No inico eram poucas folhas agora todas as folhas estao pretas parecem ate que cobrem tudo ainda da limão mas diminuiu muito .o que faço

    ResponderExcluir
  17. Esses aspectos citados por você me parecem ser típicos de uma doença que atinge frutas cítricas chamada de "Ferrugem".

    As vezes ocorre de as folhas ficarem preta ou alaranjadas, afetando assim o desenvolvimento de novos brotos, frutos e flores.

    O correto de se fazer com a planta quendo isso acontece é fazer uma poda drástica na planta afetada. Essa doença ocorre por causa da grande variação climática no meio ambiente.

    Após a poda da planta irá nascer novos brotos, para que isso ocorra com sucesso ela deverá ser adubada com adubo específico para frutas cítricas, esse tipo de adubo é encontrado em casas agropecuárias especializadas.

    Depois de todo esse procedimento, regar a planta regularmente com água em cima da parte adubada.

    Mesmo os galhos com frutos e flores deverão ser podados de imediato antes que a doença se espalhe por toda a planta e não tenha mais chance de cura.

    Assim daqui a uns 8 meses a sua árvore (limoeiro)irá frutificar regularmente e sadia. Apenas tome cuidado na hora de podar para não cortar galhos muito perto do troco, apenas tire todos os galhos finos e os mais atingidos.

    O blog criar e plantar agradeçe e fica feliz em saber que nossos leitores estão satisfeito com nosso blog, aguardo respostas e mais perguntas.

    ResponderExcluir
  18. Tenho um pé novo de limão galego que crio no meu apartamento dentro de um vaso. Tudo corria bem até que as folhas começaram a ficar amareladas. Passou algum tempo e agora elas estão secas e caind, ele está quase sem folhas já ! Não sei o que fazer. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho um pé de limão também, mas ele está com alguns pontinhos pretos em baixo de varias folhas, acho que não é pulgão parece ser um fungo ou algo do tipo. Vários frutos estão um verde bem opaco e com a casca um pouco grossa, nao estão verdinhos, lisos e brilhantes, mas sim opacos. Nao sei o que seria isso. Li os comentários anteriores e vi que algumas pessoas estão com um problema parecido, mas nao sei se é o mesmo, gostaria muito de saber o que está acontecendo com o pé de limão e como tratá-lo. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Tenho um pé de limão de 3 anos,ja comprei o pé dando limão,á um tempo atrás(cerca de 8 meses) notei que suas folhas ficavam meio fechadas,passei a regar mais,depois parei,e ele esta perto de um pé de manga e também de uma plantação de Boldo.E aconteceu que agora ele está sem folha nenhuma e com alguns limões com aspecto murcho e que estão caindo também.
    Gostaria de saber o que esta acontecendo.
    Aguardo resposta.
    Grata pela atençao.

    ResponderExcluir
  21. tenho um pé de limão galego faz 3 anos ela dá frutos mas caem com facilidade e não ficam grossos são finos
    qual a data certa pra fazer poda ?
    quem sabe o limão engrossa e não cai mais fazendo a poda na época certa

    ResponderExcluir
  22. Olá,tenho um pé de limão taiti faz 5 anos,quando saem os frutos a grande maioria caem e existem varios pontos brancos nas folhas e em todo tronco,já usei fumo não resolveu o problema.Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  23. Olá .

    Meu limoeiro deu uma excelente produção nos últimos meses. Ele tem 15 anos e estava marraviloso. Na última floração, sua folhas começaram a cair e o caule e folhas estão melados, como se estvessem sujos de uma calda de açúcar.

    Que tipo de praga é essa e como trata-la?

    Obrigada!

    Izabela Bhzte

    ResponderExcluir
  24. Tenho um pé um de limão, que antigamente davam excelentes frutos, só que ultimamente verifiquei algo de estranho com ele mas não sei o que é? as suas folhas e os seus galhos parecem que foram queimados e o seu caule está com uma espécie de cal ( todo esbranquiçado) eu não sei o que é, e o pé de limão está ficando feio, diminuindo e está morrendo aos poucos eu não sei o que faço,para combater esse tipo de praga, se alguem souber de algum remédio me passe por favor, se souberem de algum remédio para combater pragas (tipo de uma Lagarta) em coqueiro me ajudem, meu email é davilabarros@yahoo.com.br
    Danny

    ResponderExcluir
  25. tenho um pe de manga nanica no meu quintal e é so ele que tenhode arvore no meuquintal mas ele esta fofando e eu estou prieucupada porque ele bota tanta manga e não quero p/ ele morre me oriente no que fazer p/ ajuda-lo

    ResponderExcluir
  26. tenho um pé de limão que esta cheio de bixinhos brancos nas folhas,no caule e até nas pantas que estão proximo ao pé de limão.
    O que devo fazer para acabar com isso.
    contato;alexneno@oi.com.br

    ResponderExcluir
  27. OLA,
    Também tenho um pé de limao taiti em casa, ele tem dois anos e meio, ja frutificou várias vezes, entretanto nao vingou nenhuma vez. Os frutos caem bem pequenos e amarelado no caule.
    O que devo fazer para que segure os frutos?
    Hoje o pé está cheio de flores.
    Grato pela atenção
    Edmar - edmaref@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho um pé um de limão, que antigamente davam excelentes frutos, só que ultimamente verifiquei algo de estranho com ele mas não sei o que é? as suas folhas e os seus galhos parecem que foram queimados e o seu caule está com uma espécie de cal ( todo esbranquiçado) eu não sei o que é, e o pé de limão está ficando feio, diminuindo e está morrendo aos poucos eu não sei o que faço,para combater esse tipo de praga

    ResponderExcluir
  29. tenho um é de manga aden, na primeira flora ela caiu tudo na segunda ela deus frutos a maioria caiu, mas a terceira caiu tudo os frutinhos pequenos, agora ela está bem florida e esta caindo tudo as flores de novo o que faço pra ela frutificar

    ResponderExcluir
  30. desde já agradeço pois este blog esta me ajudando muito a tirar as duvidas espero que possam me ajudar sobre a manga aden

    ResponderExcluir
  31. Tenho um pé de limão plantado a 3 anos e já esta na terceira florada!! Dá poucos limões. A maioria cai não pequenininho, mas já com um tamanho maior que um grão de feijão. Fico desanimado!! Outra coisa que acontece é que algumas folhas ficam enroladas. Acredito ser adubação!!! Mas não sei o que um limão gosta. Moro em Brasília (não sei se essa informação pode te ajudar referente ao solo). Casas perto da minha tem limoeiros muito bonitos

    ResponderExcluir
  32. Ola,
    Tenho um pé de limão no meu quintal, cujo algumas folhas enrolam e não floresce, tambem noto que tem um bicho comendo as folhas e brotos novos. ele está bem adubado e molho bastante. Me disseram que o limoeiro cria uma especie de bucha na raiz que havia de ser retirado, para um bom resultado para frutificar, isso procede ??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um plantiu de limão com mais ou menos uns 50 pes com mais de 15 anos e nos utimos meses eles estao apareceno no caule uma gosma como cauda de acucar bem quemada e com alguns dias a galha seca cortamos a mesma mas depois apareceu em outra galha gostaria de saber o qeu posso aplicar para não perder o plantio.Plantei mas auguns pes e quero saber se corro o riso de cotaminar os mesmos. e tenho alguns pes de laranja no mesmo local se eles podem contamina tambem desde ja agradeço Jailtom maracás bahia

    ResponderExcluir
  34. Bem, percebo que todos estão com problemas em seus limoeiros e comigo não é diferente.
    Meu limoeiro já estava adulton quando comprei o terreno e portanto não sei a sua idade. Até o ano passado ele vinha muito bem, agora está com uma espéie de foligem branca(vária pontinhos brancoas pequenos) que cobrem as folhas e o seu caule está ficando cheia manchas brancas-esverdeadas (meio arredondadas).
    A praga já está se espalhando para as orquídeas que estão presas nele e tb p/ a laranjeira que fica ao seu lado.
    Tenho usado fumo com água( deixo de molho por 24 h) mas não vejo melhora.
    O que pode ser isso ? qual seria o melhor tratamento ?

    Janine Alves (janine.elda@gmail.com)

    ResponderExcluir
  35. Estou formando um pequeno pomar a dois anos, e notei que as folhas de algumas arvores estão ficando enroladas, principalmente das de laranja e limão taiti, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. Olá será que dá certo a gente plantar um pé de limão desses enxertados num vaso alto e grande? pois na minha casa não tem quintal de terra.

    ResponderExcluir
  37. Tenho um pé de limão rosa que plantei num vazo partir de uma semente, depois de uns 2 anos me mudei para mogi das cruzes e plantei no quintal, ja faz uns 4 anos, e até agora não deu frutos.

    ResponderExcluir
  38. meu pé de limão começou a amarelar e secar, as folhas estão caindo e ou frutos não estão se desenvolvendo; antes deu bons frutos

    ResponderExcluir
  39. qostaria de saber como e quando vamos obter respostas destas perguntas

    ResponderExcluir
  40. Pois é...Eu tbem quero saber, me parece que o blog foi abandonado.

    ResponderExcluir
  41. como faço para plantar um limoeiro por excerto?

    ResponderExcluir
  42. OLÁ PESSOAL ACHO QUE POSSO AJUDAR UM POUCO SOBE O QUE FAZER COM SEUS LIMOEIROS!!!NA MINHA PROPRIEDADE ACONTECEU O MESMO,ENTÃO RESOLVI FAZER UMA POUDA DASTRICA NO INICIO DO INVERNO PARA QUE ELE TENHA UMA RECUPERAÇÃO RAPIDA E DEPOIS FIZ UMA ADUBAÇÃO COM "NPK" NA FORMULA 10.10.10,E ISSO TÁ ME TRAZENDO RESULTADO BASTANTE FAVORAVEL POIS O MESMO JÁ ESTAR FLORECENDO NORMALMENTE.OBS:CUIDADOS NA HORA DA POLDA,O MELHOR A SE FAZER E PROCURAR ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DE SUA CIDADE PARA QUE VC NÃO VENHA A TER PREJUIZOS,ESPERO TE AJUDADO!!! UM ABRAÇO!! E-MAIL:JANDSON.IFPA@BOL.COM.BR
    CARGO:"TÉCNICO AGRICOLA"

    ResponderExcluir
  43. tenho um pé de limão galego há 20 anos ,sempre tendo limão , este ano o pé secou com todos os frutos. Alguém pode ajudar-me quanto a este problema?

    ResponderExcluir
  44. meu pé de limão está com um tipo de foligem preta nas folhas o que faço...

    ResponderExcluir
  45. como eu faço para podar meu pe de limao

    ResponderExcluir
  46. Meu pé de limão taiti ele tem 5 anos e esta marraviloso. Na última floração, sua folhas começaram a secar e cair e o caule apodrece e ficam melados, como se estvessem sujos de uma calda de açúcar me ajude por favor meu email é to_nho@ig.com.br

    ResponderExcluir
  47. tenho um pé de limao galego e um de tangerina 2 anos aprox noto que as folhas enrrolam e aparte debaixo da folha fica marcada como se tivesse passado algum bicho pode me dar uma orientacão tenho adubado com adubo organico nao possui pulgao curitiba pr

    ResponderExcluir
  48. tenho um pé de limao taiti a ins 10 anos e neste ano ele está com as folhas amareladas e caindo os frutos estão praticamente secos o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  49. tenho uma muda de limão taiti e gostaria de saber qual o procedimento para plantala, amigos me disseram que devo colocar pedra brita em volta do tronco para evitar aquela ferrugem que da em suas folhas ... por favor se possivel me ajudar!!! desde já obrigado!!!

    Alexandre Foz do Iguaçu-PR

    ResponderExcluir
  50. http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosBahia/doencas.htm


    esse site trata bem do assunto..boa sorte

    ResponderExcluir
  51. MUITO OTIMO ESTE ESPAÇO, ESPERO Q TODAS PERGUNTAS SEJAM RESPONDIDAS, POIS NÔS ORIENTAM EM TUDO..PLANTIO..COLHEITA...E MINHA PERGUNTA É, QUAL O ESPAÇO IDEAL ENTRE UM PE DE LIMAO TAITI E OUTRO..PARA UMA PLANTAÇÃO DE 200 PÉS.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  52. Tambem tenho um pé de limão, que ja tem 10 anos estou preocupada, pela 1x ele esta secando as folhas e os limoes não crescem como o de costume, as poucas folhas que tem estão secando e caindo muito ....o que eu fasso ???

    ResponderExcluir
  53. TENHO UM PÉ DE LIMÃO TAITI HÁ MAIS DE 10 ANOS, AGORA ESTÁ COM UM PULGÃO, FICANDO TODO PRETO JÁ PULVERIZAMOS COM ALGUNS RÉMEDIOS E NADA RESOLVEU, NÃO SEU O QUE FAZER, SÓ TENHO ELE, POR FAVOPR AJUDE-ME A RECUPERA-LO
    MUITO GRATA PELA ATENÇÃO.
    MEU EMAIL É EDVADINHA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  54. gostaria de saver qual a melhor maneira de obter mudas de limao

    ResponderExcluir
  55. Tenho em casa um pé de limão que inicialmente nos deram frutos grandes e sadios, só que os últimos estão pequenos e aparentemente murchos. É a primeira vez que ele produz. Qual o motivo desta queda de qualidade dos frutos? será o adubo ou é a necessidade de uma poda? Qual a época certa para fazer uma poda???
    Por favor, voce pode me responder???
    Obrigado

    ResponderExcluir
  56. eu tinha um pe de laranja cravo que quase não dava frutos mas eu uso como giral p/orquideas
    ai ele morreu acho por esso de chuvas e agora eu comprei uma muda de limão galego esta super bem mas eu queria saber em que epoca se poda e sei que essa qualidade de limao e sensivel que veneno se usa p/pulverizar contra pragas

    obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
  57. BOA NOITE... QUATRO ANOS ATRAZ GANHEI DOIS FRUTOS DE LIMAO ROSA. SEPAREI AS SEMENTES E PLANTEI... GERMINARAM SEIS SEMENTES. PLANTEI DUAS EM UM VASO GRANDE E ALTO... USO ADUBO PROPRIO DE FRUTAS ACIDAS E UM POUCO DE TERRA COM TERRA PROPRIA PARA LIMOES. O PE ESTAVA MUITO LINDO, MAS DEPOIS NO INVERNO PARECIA MORTO. CORTE E DEIXEI SOMENTE UNS DEZ CENTIMENTROS ONDE NAO ERA SECO. DEPOIS DE MUITO TEMPO COMEçOU A REBROTAR. COMO FOI PLANTADO NO VASO NAO TEM O MESMO CRESCIMENTO DO PLANTIO FEITO DIRETO NA TERRA. SURPREENDENTEMENTE OS DOIS COMEçARAM A CRESCER E ESTAO COM 1.20CM E COM MUITOS BROTINHOS SAINDO PERTO DAS FOLHAS GRANDES. ME ACONSELHARAM A TIRAR A PARTE DE CIMA PARA CRESCER, TIPO "CAPAR". é VERDADE??? E O QUE FAZER PARA OBTER FRUTOS??? ME AJUDE POR FAVOR, POIS ESSAS SEMENTES DO LIMAO FOI PLANTADAS PELAS MAOS DE MEU QUERIDO PAI QUE DEUS LEVOU. ESPERO UMA RESPOSTA URGENTE...
    UM ABRAçO.

    ResponderExcluir
  58. gostaria de saber pq o meu limoeiro esta com ferrugem nas folhas?

    ResponderExcluir
  59. Olá, é o 2º pé de limão taiti que planto e tive um terceiro, descobri que quando ele é podado, para de produzir e morre, acho que não se deve podar o limão taiti. Minha professora de botanica disse que deve ser por causa de um hormonio que essa planta tem, e até se for quebrado um galho ele morre.

    ResponderExcluir
  60. Olá,
    Tenho um pé de limão taiti, ele foi podado ha cerca de 2 anos e agora ele não segura mais os frutos e nem nascem folhas mais, só caem as que ainda tem, seus galhos parecem estar secando, por favor me diz o que fazer para salva-lo, há ele nasce muitos brotos em suas raizaes o que será isso.
    Meu nome é Claudemir meu e-mail cpdmaringaat@atacadao.com.br ficarei muito agradecido se puderem me ajudar antes que ele acabe de morrer.

    ResponderExcluir
  61. BOM DIA, TENHO UM PÉ DE LIMÃO GALEGO E UM PÉ DE MANACA DA SERRA QUE NÃO CRECE, O LIMÃO FOI PLANTADO EM JANEIRO 2010 E ESTÁ DO MESMO JEITO E O MANACA JA TEM UNS 10 MESES, A TERRA DO TERRENO É MUITO DURA E SEGUNDO O JARDINEIRO PODERIA SER PLANTADO SÓ NESSA TERRA QUE IRIA PEGAR BEM. MAIS NÃO FOI ISTO QUE ACONTECEU FUI COLOCAR CASCA DE LEGUMES E PARECE QUE AS PLANTAS VÃO SAIR DA COVA PARECE QUE A COVA ESTÁ RASA, E O LIMÃO ESTÁ FICANDO COM AS FOLHAS MEIO AMARELADAS. POR FAVOR ME AJUDE, SE TIVER QUE REPLANTA-LOS ME ORIENTE QUE TERRA E ADUBO DEVO USAR
    E COMO FAZER A COVA COM A PROFUNDIDADE CORRETA PORQUE ACHO QUE FOI PLANTADA NA COVA RASA
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  62. Bom dia! Comprei um sítio recentemente, e vou investir em plantações de limoeiros, estou negociando 1000 pés. Alguém pode me orientar sobre o procedimento do plantio , por aqui no Amazonas o clima é muito quente e úmido, e o solo é muito pobre, talves precise irrigar as mudas durante os meses de intenso calor.

    ResponderExcluir
  63. BOM DIA! Preciso de ajuda, comprei m pé de limão taiti, já faz dois anos, e ele não cresce, caiu todas as folhas e nunca saiu novas e galhos novos, smpre floresce, mas cai tudo. esse já é o segundo pé que eu compro e acontece isso. O que eu faço. já coloquei calcário e adubei com fertilizante para árvores frutiferas, mas nada da certo, gostarias de salva-lo antes que ele morra de vez. por favor me ajudem. obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Boa noite!
    Ganhei uma muda de limão Siciliano há mais ou menos uma semana porém as folhas vem ficando contorcidas, enrugadas porém ainda estão túrgidas, não estão secas. Está num saco de terra, de cerca de 30cm de altura por uns 10 de diametro, no máximo. Lendo em cima, os outros comentários, pensei na possibilidade de ser pelo tamanho, devo colocar num vaso maior até poder levar para meu sítio? Há outro fator: moro no sul de Minas Gerais, astemperaturas andam por volta de 0-1 graus na manhã, pela tarde fica por volta de 20 graus, o clima é seco e com essa grande amplitude. Daqui a 3 semanas voltarei pra minha cidade, Metropolitana de SP q tem um clima mais favorável e lugar pra plantar. O q devo fazer pra ela aguentar mais esse tempo? Ou ela aguentará da mesma maneira sem mudar ela de lugar? Ou ainda, seria uma simples influência do Outono? Obrigado e espero resposta!

    ResponderExcluir
  65. Ola
    Moro em Brisbane, Australia e tenho 5 pes de citrus no quintal.
    Gostaria de saber se posso planter algo ao redor dos pes, pois gostaria de utilizar o espaço para plantio de espinafre talvez. è recomendavel?
    Obrigada pela atençnao
    Patricia

    ResponderExcluir
  66. bom dia...
    o meu tio tina um pe de limao ou laranja ( nao sei), plantei no quintal, ja tem quase 4 semanas, fiz um buraco 50 x 50 acho, adubei e cortei um pouco as raízes que, e colocoquei adubo e plantei o limao,a terra aqui é aquela avermelhada, argilosa. O PROBLEMA É QUE DEPOIS DE 4 SEMANAS, ELE COMEÇOU A ENRUGAR DEPOIS A FECHAR AS FOLHAS ( COMO UM CONE) ESTOU COM PROBLEMAS. DE QUANTO EM QUANTOS DIAS DEVO COLOCAR AGUA? E QUAL A QUANTIDADE/ ELE ESTA MORRENDO?

    ResponderExcluir
  67. Descrição e característica da planta: a planta tem um rápido crescimento, pode chegar a 4 metros de altura, a copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico. Os botões florais e as pétalas são brancos e produzidos nas extremidades dos ramos, em grupos de dois a vinte. Os frutos têm tamanho médio, formato arredondado, lisos, polpa com muito suco, não muito ácido e são colhidas ainda verdes para consumo e comercialização. Os frutos não têm sementes, porque tanto o pólen como as células do óvulo degeneram durante a multiplicação celular na fecundação. O limoeiro-taiti floresce e frutifica ao longo do ano, mas tem maior produção de janeiro a junho e menor oferta de julho a dezembro. A diferença no preço é muito grande entre essas épocas mencionadas e pode chegar de 5 a 10 vezes mais na entressafra. Para se conseguir melhor preço pelos frutos, o produtor deve eliminar os frutinhos na época de alta produção e adotar manejo adequado na irrigação e na adubação, e assim conseguir alta produção na entressafra. Nos ramos, nota-se a presença de espinhos curtos. O limoeiro se desenvolve e frutifica bem em condições de clima ameno a quente, solos profundos e bem drenados, portanto as mesmas condições para produção de laranjas. A propagação mais indicada é por enxertia. O limoeiro-taiti é do mesmo grupo do limão-galego. A partir da década de 1970, e houve uma grande expansão no seu cultivo e comercialização, porque uma doença causada por um vírus, conhecida como “tristeza dos citros”, tornou antieconômica à cultura do limoeiro-galego.

    ResponderExcluir
  68. Se você cortou muito as raizes e o adubo entrou diretamente em contato com a plantas e as raizes, a planta foi atingida e pode sim estar morrendo.

    Mande-nos foto no email raphaelvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. sou pequeno podrutor aqui da cidade tabuleiro do norte estado ceara os limoeiro aqui tambem nao estam floraodo ja uzei npk 201020 ja adubei com organico e nada. so pode ser o clima.

    ResponderExcluir
  70. srs, tenho um pé de limão verdadeiro a um ano, o mesmo estava coma folhagem linda, de uns meses para cá as folhagens estão amarelando e caindo, já adubei a terra e coloquei alguns tipos de agro tóxico comprado na agropecuária, nem assim, as folhas deixaram de cair,
    o que fazer para eliminar esta bactéria?
    Grato
    Décio

    ResponderExcluir
  71. POR FAVOR, ME AJUDEM, TENHO PLANTADO UM PÉ DE LIMÃO VERDADEIRO A COISA DE 2 ANOS, ACONTECE QUE AS FOLHAS ESTÃO AMARELANDO E CAINDO, JÁ ADUBEI A TERRA E DEI UM SPRAY DE INSECTICIDA COM FUMO DE ROLO, ÁLCOOL E PIMENTA MALAGUETA, ME PARECE QUE A SOLUÇÃO NÃO ESTA FAZENDO EFEITO, O QUE FAZER PARA SALVAR MEU PÉ DE LIMÃO?,
    QUALQUER AJUDA SERÁ BEM VINDA.
    GRATO.
    DÉCIO

    ResponderExcluir
  72. lave diariamente com aguá retirando todas as bactérias, nas folhas mais atingidas corte-as para que nao passe às outras.

    Abs

    ResponderExcluir
  73. Por favor, preciso da ajuda de vocês para revigorar meu manacá-da-serra. Ele está plantado na entrada da minha casa e todos ficavam encantados com sua beleza. No entanto, ele cresceu muito e ficou com um buraco no meio. Resolvi fazer uma poda. Não sei se foi por causa da poda mas a árvore está com flores mas com pouquissima folhas. Antigamente ela formava um bloco compacto. Não conseguia ver quem estava do outro lado. Com folhas e muitas e muitas flores. O que está acontecendo? Como fazer para que o meu manacá volte a ficar saudável e viçoso?

    ResponderExcluir
  74. Os meus pés de laranja apareceu uma doença que deixa as folhas pretas como se fosse foligem o que faço .?

    ResponderExcluir
  75. como é que eu posso fazer a minha plantacao de limAo frutificar no verao

    ResponderExcluir
  76. a minha avo deu-me um pe de limao galego com apenas uns meses meses de idade e foi plantado por semente. com quantos anos de idade começa a florescer??

    ResponderExcluir
  77. Cerca de 3 anos de idade, este pé de limão dará sua primeira florada. Pode ser que ela nõ vingue frutos viscosos, Porém as próximas, com certeza virão melhores a cada ano e florada.

    ResponderExcluir
  78. O limão na região sudeste frutifica entre o inverno e outono, nos meses de Agosto/Setembro.

    Abs

    ResponderExcluir
  79. Doenças em limão são frequentemente encontrados.

    Mande fotos no email raphaelvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Legal, um abraço para o pessoal de portugal. Poderia nos enviar fotos de seus exemplares em nosso email?

    raphaelvao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. O limão frutifica bem nas épocas de frio com bastante facilidade. Locais onde há bastante neblina ou serragem da manhã. Isso faz com que mantenha sempre húmido o solo, folhas, frutos e flores. Nas regiões onde a humidade do ar é baixa e há som intenso quente o dia todo, o pé deve ser irrigado frequentemente.

    ResponderExcluir
  82. o guilherme e o rapaz dos limoes galegos

    ResponderExcluir
  83. Olá,
    Moro em Campo Grande -MS. Tenho um pé de limão rosa, não sei a idade pois comprei a casa há um ano. Ele produz muito, muito mesmo, mas alguns frutos estão com a casca esbranquiçada, meio rugosa, e tem um galho que está assim também. É alguma doença ou falta de algum nutriente? Obrigado, Adriano

    ResponderExcluir
  84. Pelas caracteristicas citadas acima, creiamos que seja uma doença caracteristicas de frutas cítricas.

    Faça apenas o seguinte. Pegue um serrote, serra ou cortador elétrica, retire estes galhos, e as queime. Pois no caso de uma doença contagiosa, já matamos de vez.

    Abs

    ResponderExcluir
  85. ola meu nome é milena e gostaria de saber com quanto tempo um limoeiro da fruto?

    ResponderExcluir
  86. Uma muda de enxertia em apenas 2 ou no máximo 4 anos ele já frutificará com qualidade.

    ResponderExcluir
  87. No caso de plantio de sementes a frutificação do limão pode demorar alguns anos a mais.

    ResponderExcluir
  88. Tenho um pe de limão galego ha 2 anos ainda nao deu frutos e agora esta apresentado manchas brancas no caule. o que devo fazer...Me e-mail é kbar@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  89. tenho um pé de limão siciliano em um vaso e desejo replanta-lo em um vaso grande , qual adubo mas indicado para essaespecie ? me ajude ele tem que ficar no sol direto ? caixadepandora71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Olá tenho um pé de limão taiti de 5 anos, ele sempre deu frutos grande e bonito, começou a dar pulgão passei remedio + ñ adiantou, as folhas começaram a escurecer e começou a soltar um caldo escuro tbm, continua dando frutos + ñ tão bonito como antes, gostaria de saber como agir e se posso podar pra brotar de novo?
    Obrigada! Josy

    ResponderExcluir
  91. Tenho um pé de limão rosa em casa. Tem uns 4 anos. Na primeira florada os limões foram muito bonitos. A partir da segunda, os frutos, pequenos começaram a amadurecer e não se desenvolver. As folhas ficavam amarelas. Agora todas as folhas cairam, os galhos estão secando e não dá frutos. O que faço?

    ResponderExcluir
  92. Tenho 1 pé de limão taiti ele esta,bonito e tenho limão o ano inteiro,os limões ficam grande e bonito,porem eles ficam sem caldo,secos.

    ResponderExcluir
  93. como plantar um pe de limao apenas com as sementes?

    ResponderExcluir
  94. Olá..a minha dúvida é sobre a utilização da casca do limão siciliano para fazer licor. É possível eliminar os possíveis agrotóxicos e utilizar sem medo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  95. tenho um pé de lima cravo e ele esta com os galhos todos embranquiçados tenho certeza que é alguma doença o que faço?

    ResponderExcluir
  96. Tenho um pé de limão rosa e nas primeiras floradas ele deu excelentes frutos. Depois começou a cair as folhas e os frutos não vingavam. Agora está sem qualquer folha e os galhos parecem secos. O que faço?

    ResponderExcluir
  97. tenho um pe de manga com encherto; foi plantado
    a pouco mais de seis meses. gostaria de saber como
    cuidar dele, epoca de podar e outros cuidados que
    devo tomar?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  98. Comprei um pé de limão Siciliano enchertado a pouco mais de trinta dias, o mesmo esta apresentando fungos nas folhas e não vejo desenvolvimento como folhas novas e crescimento, o vendedor comentou que em breve ja iria dar fruto e até agora nada, "Isso tudo é normal????"

    obrigado.

    ResponderExcluir
  99. Boa noite.
    Tenho um pé de limão rosa as +ou- uns dois anos ele nunca deu um fruto ja adubei conforme o rapaz da loja que eu comprei mesmo assim nunca floreceu.....Gostaria que me ajude.

    Obs.Esse pé de limão esta em um canteiro 1m de profundidade e 2m de comprimento.

    abrço

    ResponderExcluir
  100. bao noite tenho um pé de limão taiti sempre foi o pé mais bonito que já vi agora ele ta com umas casca bem no tronco e tem uns bigatinho e os fruto de um lado do pé estao amarelos um galho do outro lado seco mais ele ainda esta saindo mais uma carga de for o que fazer muito obrigado

    ResponderExcluir
  101. tenho alguns pes de mexerica em meu quintal e eles estao com muitas manchas pretas e com pulgao nao sei mais o que fazer pois ja joguei varias coisas que me ensinaraom mais nada adiantou o que posso fazer

    ResponderExcluir
  102. Nossa!!!preciso tirar uma duvida...tenho um belo pé de limão galego...produz belos frutos.. mas esta tão belo que arrasta no chão...mas me disseram que se podar a saia dele o limoeiro morre....será verdade?alguem já ouviu isso? fiquei com medo de fazer a poda...alguem pode me ajudar?agradeço muito.

    ResponderExcluir
  103. tenho um pé de limão que as folhas nascem retorcidas, com uma espécie de teia dentro, as vezes ele florece, mas não dá frutos eles caem, já coloquei de tudo, fumo, 10-10, terra adubada etc...por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde, tenho um pé de limão Tahiti, plantado há três anos em um vaso, que já frutificou e agora está em floração novamente, só que percebi uma concentração de pulgões verdes em vários caules perto da folha. Acho que é pulgão. Sempre pulverizo com Neem e uso de adubo esterco de galinha, o que devo fazer? desde já agradeço,

    Lorena Tavares.

    ResponderExcluir
  105. gostaria de saber se posso plantar um pé de limão galego em um vaso grande, tanto o limão como lixia

    ResponderExcluir
  106. Oi, boa noite...
    Tenho um pé de galego com 1 metro e meio mais ou menos e 1 ano , nasceram as flores e ja esta aparecendo os primeiros limões e ainda continuam a crescer as folhas nas extremidades dos galhos.....como e quando devo podar os galhos do limoeiro? Obs.: plantado em um vaso grande de barro e é uma muda enchertada. A raiz vai ficar muito grande, precisando tirar do vaso e colocar direto na terra? Se a raiz não tiver pra onde ir, a planta pode morrer? Pergunto isso , pois não tenho nenhum pedaço de terra em minha casa.
    Desde ja , obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Boa noite,
    nos mudamos e no quintal da casa tem um pé de limão galego, os frutos estão com a casca marrom e amassados os galhos e folhas estão com uma cor escura e também existe um pé de acerola ao lado, que os frutos não amadurecem e seus galhos estão com manchas brancas não sabemos como recupera-los. Por favor nos ajude!

    ResponderExcluir
  108. olá, tenho uma chacará, e plantei 70 pés de enxerto de limão e laranja de todas as e´species fazem 6 meses que plantei,mas as mudas estão nascendo enrrugadas, contorcidas, acredito ser problemas de pulgões, pq adubo bem elas, ja comprei uma solução propria na agropecuaria p essa praga e depois de uma semana os pulgões voltam, vi nos outros comentarios a solução q vc indicou, fumo de rolo e alcool, deixa descansar por uma semana e coloca, mas quanto de fumo e quanto de alcool devo usar,? quanto de fumo por litro de alcool...

    ResponderExcluir
  109. Bom dia!

    Como estou plantando em vasos no meu terraço, estou buscando algumas soluções já que eu sou marinheiro de primeira viagem e acompanhado as postagens do fórum encontrei suas postagens que parecem ser direcionadas à alguns dos meus problemas.

    O meu terraço fica no terceiro andar de um prédio em Salvador - Bahia, a aproximadamente 1km do mar, a ventilação é boa porém é poente e o sol da tarde bate abundantemente. A temperatura varia de 20 a 32 graus e por mais que eu tenha protegido as plantas atras de telhas de eternit posicionadas em pé, o sol bate nas plantas mas eu as rego todos os dias.

    Plantei algumas sementes da própria fruta do Limão mirim (Citrus aurantifolium) que é bem menor que o limão Taiti e de cor amarelada e gostaria de saber como faço para adubar e se posso deixar crescer pegando o sol da tarde.

    Citrus aurantifolium – Limão galego, limão mirim, limão-do-bom. É considerado como lima ácida. Árvore de pequeno porte, ramosa, de crescimento relativamente rápido espinescente. Folhas pequenas; flores em cachos de 2 a 20, brancas. Floresce algumas vezes no ano. Frutos ácidos, saborosos, pequenos, amarelo esverdeados, casca fina, suco abundante, amarelo-esverdeado. É o preferido para a manipulação das célebres “batidas” e dos refrescos.

    Outra pergunta é que nos últimos 15 dias apareceram umas manchas amarronzadas nas folhas de erva-cidreira e umas coisas brancas que parecem insetos e estão infestando também o meu pé de quiôiô (Ocimum gratissimum L. - Lamiaceae), que parou de crescer e está perdendo folhas. Isso está atacando também os pés de Manjericão (Basilico italiano classico) que um amigo mandou da Itália, deixando as folhas enrugadas.

    Fotos das plantas anexas!

    Agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
  110. Bom Dia
    tenho um sitio em Igarata e plantei uns pe de limoes o taiti esta com as folhas amarelas e caindo todo os frutos o pe tem 2 anos e o limao galego nao floriu e agora as folhas estao enrrugando tudo ja purifiquei,joguei mais calcario e nao consigo sulucionar o problema

    ResponderExcluir
  111. Olá! Possuo um pé de limão a mais ou menos 3 anos. O que acontece é o seguinte, ano passado a plánta estava infestada de ácaros, principalmente perto das flores, a planta estava seca, quase morrendo, então fiz uma poda completa, de limpeza. Ano seguinte, surgiram novos brotos, consegui recuperar a planta, mas ela SEMPRE florece na época adequada, frutifica, dá uns frutos bemmmm pequenos e caem. É o terceiro ano que acontece isso. O que pode ser? Obrigado e aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  112. Tenho um pé de limão siciliano em vaso grande há cerca de 5 anos. No ano de 2010 ele produziu um único fruto; neste 2011 ficou lindo, bem verde, viçoso e fez despontar, mais ou menos, 130 flores que vingaram em limões, porém estes foram caindo, aos poucos, restando apenas 5 que estão se desenvolvendo. Ocorre que as folhas perderam o viço; atualmente estão com pontos amarelados em várias delas e sem o brilho normal destas folhas. O que está acontecendo? Rego todos os dias mas ainda não o adubei. Será por isto? Um galho, mestre, secou e tive que podá-lo. Aguardo resposta breve, enquanto há tempo para ajudar meu limoeiro que tanto prezo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.