Breaking News
recent

Como iniciar uma produção de uva

INÍCIO – compre mudas de produtores registrados no Ministério da Agricultura. O preço varia de 1,50 a 3,50 reais. Variedades comuns, como niágaras e isabel, podem ser propagadas por estacas da própria cultivar, sem precisar de enxertia. Além disso, elas são menos sensíveis às pragas e doenças e mais adequadas a pequenos espaços.
PLANTIO – há dois períodos indicados. Se a muda for um enxerto de raiz nua, a melhor época é de julho a agosto. Se for muda de torrão, pode ser feito em qualquer época, desde que seja possível irrigar. Caso contrário, a época recomendada ao cultivo é de outubro a dezembro. Como a planta é trepadeira, indica-se montar um caramanchão para dar suporte ao de senvolvimento da parreira.
ADUBAÇÃO – como há orientações específicas de adubação, procure um profissional especializado. O solo deve ser areno-argiloso, fértil, bem drenado, com pH na faixa de cinco a seis, e declividade inferior a 20%.
ESPAÇAMENTO – os mais usados vão de 2 x 2 metros até 3 x 3 metros. Mas variam conforme a cultivar, porta-enxerto, sistema de condução, condições de clima e solo e manejo.
TRATOS – a videira precisa de podas de formação e de produção. A de formação é executada desde o plantio da muda até a planta ganhar o tamanho e o formato desejados. A poda serve para manter o equilíbrio entre o vigor da vegetação e a frutificação. Faça todos os anos, quando a planta estiver no período de repouso (inverno), ou quando surgirem as primeiras brotações nas pontas dos ramos.
AMBIENTE – evite cultivar as videiras em locais sujeitos a ventos fortes, ou use quebra-ventos. A planta apresenta boa adaptação em regiões com temperaturas de 15 a 30 graus. Recomendam- se locais com muita luz do período da florada até a maturação das uvas. Dependendo de clima e tempo, a videira precisa de 500 a 1,2 mil mililitros de chuva.
REPOUSO – as condições locais de plantio precisam contar com temperaturas baixas nas regiões de clima subtropical e temperado, e pouca chuva em regiões de clima tropical semiárido. São ideais para a indução do repouso hibernal das videiras, necessário para obter desenvolvimento adequado das gemas, crescimento vegetativo vigoroso e boa frutificação.
PRODUÇÃO – da poda à colheita, o plantio demora de 85 a 200 dias. O que determina o período são a intensidade luminosa e a temperatura. Indica-se a irrigação para garantir maior produtividade e qualidade
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

13 comentários:

  1. boa dica assim posso começar a plantar uvas

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PELA INICIATIVA, gostaria de saber se o clima da cidede de manaus e favoravel a plantacao de uvas

    ResponderExcluir
  3. olá, gostaria de iniciar uma plantação de uvas, más não sei se o clima é apropriado, gostaria se saber mais sobre forma se cultivo da uva, posso receber sugestôes via e-mail: auanda.ema@bol.com, agadeço!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Plantei uva e gostava de saber quanto tempo levará para poder colher a primeira vez. Ainda estão pequenas, em estaca. Foram plantadas no mês passado e já estão a dar folha. Se possível, enviem-me informação para o meu e-mail jpp_ang3@sapo.pt Obrigado, João Paulo

    ResponderExcluir
  5. Olá, plantei uma videira (Uva Isabel)em casa no ano passado, tivemos duas safras este ano, só que pouquíssimos cahos, ela está plantada em uma vaso grande só que no começo do ramo dela não nasce folha isso é normal? e como devemos cultivá-la melhor, qual o adubo correto, quantidade de água por dia... temos um clima bastante quente em Natal/RN. Obrigado! Se possível poderia me enviar por email: wilimartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. plantei uma muda de uva a mais o menos 3 anos ela creceu muito e ja me da frutos gostaria de saber se posso cortar o galho ou raiz pois esta muito grande ate a onde começa as ramas ou folhas morro em ferraz se posivel me mande resposta kathlyn17@hotmail

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se plantando um enxerto de uva em um vaso grande ela dá e quanto tempo preciso para colher algum cacho. Onde posso comprar esse enxerto. Moro em São Gonçalo Rio de Janeiro-RJ.Sulení Almeida
    suleni@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. tenho um pé de uva no vaso agora tem dois caixinhos precisa protege-los com alguma coisa minha amiga disse para eu colocar aquelas redinha devo fazer isso? obrigada

    ResponderExcluir
  9. tenho um pé de uva no vaso agora tem dois caixinhos precisa protege-los com alguma coisa minha amiga disse para eu colocar aquelas redinha devo fazer isso? obrigada meu imail..
    nina.correa.barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. tenho um pé de uva no vaso agora tem dois caixinhos precisa protege-los com alguma coisa minha amiga disse para eu colocar aquelas redinha devo fazer isso? obrigada meu imail..
    nina.correa.barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ola, eu estou comecando a plantar uva, são poucos pés, e gostaria de saber quanto tempo leva para a primeira colheita.gostaria de receber informação no ronaldobio4@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. parabés,gostei muito do esclarecimento.

    ResponderExcluir
  13. posso cortar as folhas q estao nascendo agora.elas nao deixam osol chegar nos cachos de uvas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.