Breaking News
recent

As Seringueiras

Seringueira é uma árvore da família das Euphorbiaceae (Hevea brasiliensis) de folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas, com fruto em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, cuja madeira é branca e leve, e de cujo látex se fabrica a borracha.

O trabalhador que retira o látex da seringueira chama-se seringueiro.

A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica. A espécie foi introduzida na Bahia por volta de 1906 [1]

O ciclo da borracha entra em declínio quando grandes hortos foram plantados por ingleses, para fins de exploração, no continente africano tropical, na Malásia e no Sri Lanka,

História

A partir de 1827, o Brasil inicia a exportação de borracha natural, cujo uso como matéria prima para a indústria se generaliza. Na década de 1840, a invenção do processo de vulcanização, por Charles Goodyear, possibilita o início da produção de pneus - a princípio para veículos de tração animal.

O crescimento da exploração da seringueira no Amazonas estimula o crescimento demográfico da região, graças ao aumento da imigração. Em 1830, a população de Manaus era de 3.000 habitantes; em 1880, passa a 50.000 habitantes.

Uma das expressões da riqueza gerada pela borracha é o suntuoso Teatro Amazonas, em 1896. Mesmo as ruas do seu entorno foram calçadas com borracha, para que os espetáculos não sofressem a interferência do tráfego de carruagens.

Em 1906, já estavam sendo exportadas mais de 80.000 toneladas de látex para todo o mundo

Mas, já a partir de 1875, o botânico inglês Henry Wickman, a serviço do Império Britânico, havia coletado sementes da seringueira no vale do Tapajós, enviando-as para Sir Joseph Dalton Hooker, do Jardim Botânico de Londres. Posteriormente, o material foi levado para as colônias britânicas, na Ásia, inciando-se o processo de multiplicação da Hevea brasiliensis no Sudeste Asiático, sobretudo na Malásia. Ali a produção acabou por superar a do Amazonas. Em consequência, inicia-se o esgotamento do ciclo da borracha, com um gradual esvaziamento econômico da região.

Produção de Borracha

Atualmente, o Estado de São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural, apontam as estatísticas. Recentemente a demanda por borracha tem crescido muito devido à qualidade do material em comparação com os materiais de origem fóssil, e às preocupação com o meio ambiente. Apesar de novos estados como Mato Grosso, estarem também produzindo borracha, o Brasil só produz 35% do que consome, ou seja, grande parte da borracha consumida é importada.


Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.