Breaking News
recent

Caquizeiro - Caqui


Caqui

Originário da China e muito popular no Japão, o caqui (dióspiro, em Portugal) é uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. As espécies mais conhecidas da fruta são o caqui-chocolate, que apresenta listras de cor escura em seu interior e é geralmente mais duro e menos doce; e o rama forte, mais doce e mole.

O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. O crescimento do caquizeiro ocorre de forma lenta se comparada com outras plantas, assim, a primeira colheita dos frutos geralmente ocorre no 3º ano após o plantio.

Um caqui possui o tamanho aproximado de uma maçã, porém se assemelha muito com o tomate. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante.
O caqui é consumido principalmente como fruta de mesa, no entanto, também pode ser utilizado na fabricação de caqui cristalizado e vinagre.

O caqui (português brasileiro) ou dióspiro[1] (português europeu) é o fruto do caquizeiro (português brasileiro) ou diospireiro (português europeu) (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus", enquanto "caqui" vem do japonês kaki (柿).

É originário da China, sendo muito popular no Japão. Sendo uma fruta de caldo, contém grandes quantidades de água em seu interior.

Existem diversas variedades: a variedade vermelha, quando madura, é muito doce e mole, precisa de muito cuidado no transporte para não amassar. É esta a variedade comida em Portugal e chamada dióspiro. A variedade conhecida como caqui-chocolate é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate, é mais duro e resistente, e não é tão doce quanto o vermelho. Tem poucas calorias (cerca de 80 a cada 100 g), e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.

É muito cultivada na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, pois dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado). No Brasil as primeiras variedades do Caqui doce foram trazidos por imigrantes japoneses em 1916 os brasileiros só conheciam o caqui do tipo adstringente, aquele que "amarra a boca".Também é cultivado em Portugal, nomeadamente na região das Beiras.

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Um comentário:

  1. tenho um pe de caqui a mais ou menos dez anos, so deu dois frutos, e daqueles molinhos, nao produzio mais fiz uma poda oano passado hoje esta bonito e saudavel, mas nao produziu nada o que fazer

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.