Breaking News
recent

Curiosidades - Graviola

Graviola

Graviola, é uma frutas das regiões tropicais da América com grande aceitação pelas pessoas e, por isso, tem um bom valor de mercado, principalmente nos países da América Latina.
Sua Origem está nas terras baixas da América Central e Vales Peruanos.
Diz a história que os conquistadores espanhois encontraram grandes plantações na América
Central e se encarregaram de espalhar a gravioleira para outras regiões tropicais do mundo.
Daí que em cada região do Planeta a graviola tem um nome diferente.

Por exemplo: guanábana dos paises de língua espanhola; sourop, nos países de língua inglesa; corossolier ou grand corossol, na França; durian belanda, na Malásia; Katu-anodo ou seetah, no Sri Lanka e zuurzak, na Holanda.

Ao Brasil chegou pelas mãos dos colonizadores portugueses no século XVI. Aqui no Brasil, a graviola também tem seus sinônimos em cada região; jaca de pobre, jaca-do-Pará, coração de rainha, araticum manso, araticum grande, entre outro.

A Venezuela é um dos principais produtores desta fruta com mais de mil hectares plantados.

No Brasil o cultivo e conseqüente consumo da poupa de graviola para sucos e sorvetes vem crescendo a cada dia. Nos países europeus onde há um crescente interesse por frutas tropicais, a graviola tem um mercado forte. O interesse é grande, e a demanda comercial ainda é pequena diante de um mercado em expansão . Por isso, cultivar gravioleiras, é portanto, uma atividade desafiadora e de futuro, e, apostando nisso, é que produtores rurais e industriais de sucos estão investindo, principalmente no Nordeste brasileiro, destacando-se Bahia, Pernanbuco e Ceará.
Assim, a Graviola já ocupa lugar de importância entre as frutas tropicais brasileiras de excelente valor comercial.

A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura), originária das Antilhas e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilos e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante a fruta-do-conde. Dá um suco delicioso e presta-se muito bem ao preparo de sorvetes e compotas.
Quando bem maduros, têm sabor agradável, podendo ser consumidos em pedaços puros ou polvilhados com açúcar ou calda. Quando verdes, podem ser cozidos e consumidos como legume. São muito utilizados na culinária. Com a polpa se fazem ótimos purês e chutneys agridoces - para acompanhar carne assada ou filé de peixe grelhado. Fazem-se também geléias e refrescos. Seu sabor se acentua quando recebe adição de suco cítricos, resultando em deliciosos coquetéis.

No Brasil, produz bem em quase todo o território, mas sobretudo na Amazônia, no Nordeste e no cerrado, sendo conhecida por vários nomes: anona-de-espinho, jaca-do-pará, araticum-manso, araticum-grande e coração-de-rainha.

É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde. É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumí-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.

Pode ser comprada em feiras e supermercados. Se não for para consumo imediato, escolha frutas bojudas de coloração verde-clara opaca, com saliências bem afastadas umas das outras, porém firmes. Se quiser maduras, escolha as que estiverem macias e com as pontas dos espinhos pretas. Para amadurecer em casa, deixe-as em cesto arejado em local protegido da luz até que fiquem macias. Para confirmar se estão maduras pela maciez, pressione a casca levemente, pois se estiverem maduras não resistem e se rompem. Evite as que estiverem com a casca preta, rachadas,moles demais e com sinal de mofo.
Data Edição: 20/12/2002
Fonte: Algifrutas
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.