Breaking News
recent

Graviola

O fruto é uma baga composta ovóide, geralmente assimétrico, em função da polinização deficiente e mesmo pelo efeito de ataques de pragas, de 15 a 40cm de comprimento, por 10 a 20cm de diâmetro, cujo peso oscila de 400g a 10kg, com média de 2 kg/fruto. A casca é verde-escura, quando os frutos estão desenvolvidos, é verde-clara, no ponto de colheita. Possui espículas parecidas com espinhos carnosos, moles e recurvados.

Cada planta produz, em média, de 12 a 24 frutos. A polpa é branca, muito sucosa e subácida, com sementes geralmente pretas, quando retiradas do fruto, ficando, alguns dias depois com coloração marrom escura a marrom-clara ou castanha, encontradas em número aproximado de 100 por fruto. Em estado silvestre, ocorre tanto nas Antilhas como em vários pontos da Amazônia, podendo sua origem ser compartilhada por várias regiões. Como em grande parte das áreas de ocorrência a presença da planta se dá na forma domesticada, fica ainda mas difícil estabelecer exatamente sua região de origem.

Hoje é encontrada em cultivos que se estendem por toda a América Tropical, desde o sul da Flórida, até o sul do Brasil, mas encontra-se dispersa também em outras áreas tropicais. Adapta-se bem em climas subtropicais e pode ser cultivada em altitudes que variam do nível do mar a 1.120 metros, mas não tolera geadas. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde. É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.
Data Edição: 28/01/2003
Fonte: Revista Plantas e Ervas
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.