Breaking News
recent

Petrópolis investe em sustentabilidade - Reflorestando Boituva

Redação - Notícias da Serra

Responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, esses são os objetivos do projeto Área de Mobilização Ambiental (AMA) lançado, nesta quarta-feira, pela Cervejaria Petrópolis. O projeto prevê uma série de ações em prol do uso sustentável do solo e dos recursos hídricos e serão realizadas nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Boituva e Rondonópolis, cidades onde a cervejaria possui fábricas.

O projeto faz parte do plano de sustentabilidade da empresa e está orçado em R$ 10 milhões. A expectativa é que nos próximos três anos cerca de um milhão árvores nativas da Mata Atlântica sejam plantadas. Além disso, a criação de centros de educação ambiental e a criação de trilhas ecológicas nas áreas reflorestadas também fazem parte do projeto.

“A preservação do meio ambiente é uma questão de solidariedade, honestidade e, especialmente, de vida para as gerações futuras”, afirma Agostinho Gomes, diretor do Grupo Petrópolis.

Petrópolis e Teresópolis são as cidades mais beneficiadas com o AMA, onde 85% das ações serão realizadas. Na Cidade Imperial, o objetivo é preservar e reflorestar uma área de mais de 865 hectares, além da criação de um centro de educação para estudantes da rede pública, um viveiro florestal para germinação e produção de sementes e mudas, a recuperação da mata ciliar do Rio Piabanha e a trilha ecológica da Sucupira, com 375 metros de trilha, indicações das árvores nativas e utilização de percursos históricos já existentes.

Já em Teresópolis, o projeto tem o intuito, também, de criar um centro de educação ambiental para estudantes, uma trilha ecológica da Jaboticabeira, com 200 metros de percurso onde se poderá observar cerca de 30 espécies diferentes de árvores, e o plantio de sete mil mudas na mata ciliar do Rio Capim. Boituva, em São Paulo, e Rondonópolis, no Mato Grosso do Sul, também fazem parte do projeto e terão os mesmos benefícios da região serrana, porém, em proporções menores.

O Grupo Petrópolis conta com a consultoria da Escola de Agricultura Luiz Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), que desenvolveu um diagnóstico ambiental através de mapeamento das formações florestais, análise do solo, matrizes para coleta de sementes e plano de recuperação florestal para as quatro cidades incluídas no projeto. Os técnicos da USP são os responsáveis por toda a execução e manutenção das ações de reflorestamento.

“As fazendas de Petrópolis e Teresópolis, onde serão realizadas as ações do projeto irão se tornar modelos de reflorestamento e sustentabilidade na região serrana do Rio”, destacou o presidente do Grupo, Walter Faria.

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.