
Nome Científico - Myrcia cauliflora Berg / família Myrtaceae.
Origem - Brasil - Mata Atlântica
Partes usadas - Folhas e frutos.
Características da planta - Árvore de até 8 metros de altura e porte piramidal. Folhas vermelhas quando jovens, verdes posteriormente. Suas flores são alvas e surgem diretamente do caule. Floresce duas vezes ao ano: de julho a agosto e de novembro a dezembro.
Fruto - Seu fruto é arredondado de coloração roxoescura, com polpa esbranquiçada, adocicada,
envolvendo de 1 a 4 sementes. Surge de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro.
Cultivo - A jabuticabeira prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica. Exige muita água. Desenvolvese em qualquer tipo de clima e solo. O crescimento é lento e o plantio deve ser feito na época das chuvas, por sementes e enxertia.
Composição média por 100 gramas

Informações gerais - Na jabuticabeira, são milhares e milhares de flores e de frutos que nascem e crescem grudadinhas por toda a superfície dos galhos e, até mesmo, do tronco até o rés do chão. Nessas ocasiões, as jabuticabeiras estão sempre repletas de frutos em todas as fases de maturação, colorindo, em geral, toda a ávore por tonalidades que variam entre o verde e o roxo quase negro.
Algumas variedades de jabuticabeiras apresentam frutos desenhados por finas estrias de cor carmim; outras produzem jabuticabas de tom oliváceo e listras escuras. Os frutos são redondos como bolinhas de gude e de tamanho às vezes um pouco maiores: dependendo da variedade, algumas jabuticabas aproximam-se da forma e do diâmetro de uma grande ameixa. Em todos os casos, porém a casca resistente e escura rompe-se facilmente com uma leve mordida, deixando escapar a polpa esbranquiçada e sumarenta. Na maioria das vezes, de sabor agradavelmente doce, essa polpa envolve no máximo quatro pequenas sementes em cada fruto. Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes. Entre elas, cerca da metade é bem produtiva; a outra metade nem tanto.




Data Edição: 20/01/2003 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário