Breaking News
recent

Jaboticaba



Nomes Populares - Jabuticaba (jabuticabeira)

Nome Científico - Myrcia cauliflora Berg / família Myrtaceae.

Origem - Brasil - Mata Atlântica

Partes usadas - Folhas e frutos.

Características da planta - Árvore de até 8 metros de altura e porte piramidal. Folhas vermelhas quando jovens, verdes posteriormente. Suas flores são alvas e surgem diretamente do caule. Floresce duas vezes ao ano: de julho a agosto e de novembro a dezembro.

Fruto - Seu fruto é arredondado de coloração roxoescura, com polpa esbranquiçada, adocicada,
envolvendo de 1 a 4 sementes. Surge de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro.

Cultivo - A jabuticabeira prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica. Exige muita água. Desenvolvese em qualquer tipo de clima e solo. O crescimento é lento e o plantio deve ser feito na época das chuvas, por sementes e enxertia.


Composição média por 100 gramas










Informações gerais - Na jabuticabeira, são milhares e milhares de flores e de frutos que nascem e crescem grudadinhas por toda a superfície dos galhos e, até mesmo, do tronco até o rés do chão. Nessas ocasiões, as jabuticabeiras estão sempre repletas de frutos em todas as fases de maturação, colorindo, em geral, toda a ávore por tonalidades que variam entre o verde e o roxo quase negro.

Algumas variedades de jabuticabeiras apresentam frutos desenhados por finas estrias de cor carmim; outras produzem jabuticabas de tom oliváceo e listras escuras. Os frutos são redondos como bolinhas de gude e de tamanho às vezes um pouco maiores: dependendo da variedade, algumas jabuticabas aproximam-se da forma e do diâmetro de uma grande ameixa. Em todos os casos, porém a casca resistente e escura rompe-se facilmente com uma leve mordida, deixando escapar a polpa esbranquiçada e sumarenta. Na maioria das vezes, de sabor agradavelmente doce, essa polpa envolve no máximo quatro pequenas sementes em cada fruto. Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes. Entre elas, cerca da metade é bem produtiva; a outra metade nem tanto.
A sabará, entre todas a mais cultivada e famosa jabuticabeira, tem também o fruto mais apreciado e mais doce. A paulista, árvore de grande porte se comparada às outras, tem duto grande: os frutos roxos e a produção. A rajada oferece frutos grandes de cor esverdeada, e muito doce. A Ponhema é a melhor para a produção de geléias e doces. Todas as jabuticabeiras são árvores nativas do Brasil e até hoje, podem ser encontradas na maior parte do país. São, no entanto, mais frequentes em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro em São Paulo e Paraná, encontrando-se também em paragens longínquas. Tempos atrás, provavelmente as jabuticabeiras vegetaram nas áreas que margeavam os rios e córregos da região Sudeste, dando formação a extensas capoeiras e matas repletas pela árvore, tendo se expandido tanto naturalmente como através do cultivo.
Os dois principais fatores que restringem a expansão de sua cultura são em primeiro lugar os custos e as dificuldades de uma colheita num pomar com muitas árvores; e em segundo a precariedade da conservação de seus frutos, uma vez que o fruto deve ser colhido pronto para o consumo e que a sua fermentação inicia-se praticamente no mesmo dia da colheita.


Data Edição: 20/01/2003
Fonte: Revista Plantas e Ervas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.