Breaking News
recent

Limão

Limão

Nomes Populares- Limão verdadeiro, limoeiro.

Nome Científico - Citrus limon L. / família Rutáceas

Origem - Ásia Tropical (Índia).

Partes usadas - Folha, casca do fruto e suco do fruto.

Características da planta - Árvore pequena, espinescente, muito ramificada, de caule e ramos castanho-claro; folhas alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; inflorescência de flores axilares, alvas, em cacho. Originário do sudeste da Ásia.

Fruto - Fruta disseminada na Europa pelos árabes, antigamente na Europa e presentemente entre os brasileiros eram e são muito comuns os presentes de limões. Esta fruta alcançou o Brasil durante a chamada Gripe Espanhola ( epidemia gripal de 1918), preço fabuloso, chegando a ser comprada de dez a vinte mil réis cada uma. É que o seu emprego foi reconhecido como utilíssimo para suavizar a terrível moléstia.

Cultivo - Reproduz-se por estacas de galhos, em solo arenoso e bem adubado, de preferência em regiões de climas quente e temperado. Pode se propagar também por sementes, onde o solo deve ser leve, fértil e bem arejado, o local deve ser ao sol e protegido dos ventos.

Conservação - Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara.


Composição média por 100 gramas






Informações gerais - Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. Enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades. Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica.

Data Edição: 23/01/2003
Fonte: Revista Plantas e Ervas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.