Breaking News
recent

Mamão

Nomes Populares- Mamão (mamoeiro)

Nome Científico - Carica Papaya / família Caricáceas.

Origem - Provavelmente de origem brasileira cultivada em toda América tropical onde dá frutas o ano inteiro.

Partes usadas - Folhas e frutos.

Características da planta

Plantas mamoeiro fêmea: Mamoeiro, planta de crescimento rápido, alcança 3 a 6 metros de altura. O caule é herbáceolenhoso, oco, cilíndrico e simples, às vezes ramificado com ápice, coroado por um topo de folhas grandes digitilobadas, com grandes pecíolas. As flores são esbranquiçadas ou amareladas fragrantes e unisexuais. Distinguem-se duas plantas: o mamoeiro fêmea e o macho, com diferença apenas nas inflorescência e conseqüentemente nos frutos. No mamoeiro fêmea, as flores são exclusivamente femininas, grandes companuladas, subsésseis, solitárias ou em inflorescência axilares pouco numerosas.

Plantas do mamoeiro macho: No mamoeiro macho, as flores são agrupadas em longos pendúculos paniculados, a corda é tubulosa. Na extremidade, os frutos pequenos surgem com flores hermafroditas que dão origem a frutos pequenos, compridos ou ovais. O peso do mamão varia de 1 a 10 kg.

Fruto

Mamoeiro fêmea:
Os frutos são bagas arredondadas.

Mamoeiro macho: Os frutos têm casca lisa, fina e resistente, verde-escura que se tornam amareladas ou alaranjadas com o amadurecimento. A polpa é doce, alaranjada, suculenta e aromática. O fruto é oco com numerosas sementes pretas revestidas por uma excrecência mucilaginosa de sabor levemente picante.

Cultivo - Cultivada em toda América Tropical onde dá frutas o ano inteiro. O mamoeiro pode ser uma planta tropical e é extremamente sensível às geadas. Suas folhas são grandes com um longo pecíolo, são também muito suscetível aos ventos fortes rasgandose com facilidade.

Os solos preferidos pelo mamoeiro são os leves e que apresentam boa drenagem. A cultura diz que não deve ser implantadas em solos mal drenados, que acumulam água após as chuvas por favorecerem o aparecimento de podridões do colo e das raízes. As áreas com incidências de nematóides devem ser evitadas pela grande suscetibilidade das plantas e seus inimigos.


Composição média por 100 gramas














Informações gerais - O mamoeiro é um arbusto perene de troco tenro e suculento, onde se inserem de forma espiralada as folhas de longo pecíolo. Na base dessas, surgem as flores individuais ou em cachos. Estas flores determinam o sexo da planta que pode ser masculina, feminina ou hermafrodita. Comercialmente, a exploração de plantas hermafroditas é a mais recomendável.
O mamão possui uma polpa doce, de coloração que varia do amarelo ao avermelhado, com formatos variáveis, conforme a flor que deu origem. Os frutos provenientes de flores hermafroditas são alongadas, com polpa mais espessa e, conseqüentemente, com cavidade central menor, por isso preferidas comercialmente. A cor da polpa é outra característica importante, sendo preferidos os frutos que apresentam coloração vermelha ou vermelho-rosado.

Data Edição: 28/01/2003
Fonte: Revista Plantas e Ervas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.