Breaking News
recent

Melão de São Caetano

O Melão-de-São-Caetano é um cipó herbáceo da família das Curcubitáceas, muito comum nas cercas vivas dos terrenos abandonados ou margeando as casas de roça do interior.

O Melão-de-São-Caetano é um cipó herbáceo da família das Curcubitáceas, muito comum nas cercas vivas dos terrenos abandonados ou margeando as casas de roça do interior.

Recebe também os nomes: Erva-de-lavadeira, Melãozinho, Fruta-de-negro, Erva-de-São-Vicente e Fruta-de-cobra. Dá frutos cor de ouro com espinhos moles na superfície, que, quando maduros, se abrem espontaneamente em três partes, mostrando no interior as sementes avermelhadas, comestíveis, muito concorridas pelos passarinhos e por crianças, que as chamam de Boizinho. Seu nome científico é Momordica charantia.

As flores são solitárias, possuem cinco pétalas amarelo-pálidas ou quase brancas, de textura fina e muito delicada. Embora de origem africana, a planta se encontra hoje disseminada por todo o mundo. Ela foi trazida da África ao Brasil pelos escravos, que usavam sua infusão contra febres e em banhos para facilitar os partos.

Os primeiros escravos que chegaram ao Brasil tomaram o destino da região aurífera de Minas Gerais, em especial Ouro Preto e Mariana. Trouxeram eles as primeiras sementes e as plantaram ao redor de uma capelinha existente nas proximidades de Mariana. As sementes germinaram e a planta cresceu e frutificou. O padroeiro da capela era São Caetano, e os frutos eram parecidos com um pequeno melão.

Em virtude disso, batizaram definitivamente não só o fruto, como toda a planta, de Melão-de-São-Caetano. De suas delicadas flores extraímos a essência floral conhecida como Momordica. Atuando em questões bem relacionadas com a mente, os pensamentos e suas dificuldades, esta essência floral mostra-se de grande valia ao promover uma estrutura de pensamentos ordenados, seqüenciais e claros, representativos de expressões novas para o pensador. É indicada - surtindo resultados rápidos e aliviantes – para aqueles que se encontram embaraçados em pensamentos repetitivos/ruminantes. Tal disposição mental indesejável, via de regra, é decorrente de conflitos cotidianos que acompanham a pessoa, tendendo a prendê-la mentalmente ao fato conflitante, desativando sua disposição para conceber outras idéias.

Da mente às emoções e ao físico, este distúrbio pode prosseguir ocasionando muitas vezes falta de memória, falta de apetite, desânimo e depressão.

Da mente conturbada e nebulosa passa-se para idéias frescas e engajadas! Este é um dos efeitos benéficos da essência Momordica. Sua utilidade permeia entre a vitalidade e a criatividade. O porquê de sua inclinação arquetípica para a criatividade não nos é difícil de deduzir: para uma criação edificante – seja a que nível for – é necessário estar com a mente límpida, descongestionada, livre para todas as concepções que possam surgir

Data Edição: 13/03/2007
Fonte: Magnifica

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.