Breaking News
recent

Como cultivar plantas carnívoras


Antes de falar sobre os cuidados específicos das principais carnívoras, é importante tratar sobre o substrato usado para o cultivo. O solo deve ser basicamente pobre em nutrientes, de pH baixo (ácido). A exceção fica por conta de algumas espécies de Pinguicula, que necessitam de pH alto. Não há exatamente um consenso entre os cultivadores no que diz respeito ao substrato que deve ser usado. Alguns utilizam a mistura de pó de xaxim e musgo (do gênero Sphagnum) em partes iguais; outros preferem uma mistura de: pó de xaxim, musgo e areia em partes iguais. Para eles, a areia melhora a drenagem do solo, tornando-o mais próximo do tipo de solo do habitat natural de algumas carnívoras. A areia deve ser de rio e não do mar (pois contém muitos sais, prejudiciais a estas plantas). Esta areia deve ser bem lavada, até que a água escorra de cor clara. Com o passar do tempo (em média 2 a 3 anos), o musgo se decompõe, sendo necessário replantar a carnívora em um novo substrato. Tanto o pó de xaxim como o musgo são ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem.
Dionéia:
Necessita de muita luz, calor e umidade. O ideal é mantê-la em um local onde receba um pouco de sol direto por dia. Recomenda-se manter o substrato sempre úmido, regando duas vezes ao dia ou mantendo o vaso em um pratinho com água (sempre sem cloro). Não há necessidade de adubações. Para obter novas mudas em casa: Retirar mudas laterais que se formam com o tempo e plantar em outro vaso. Outro método simples é retirar uma folha saudável, sem a parte da "boca", e deixá-la deitada em um vaso com a mistura descrita acima. Mantenha num local sem luz direta, com o substrato sempre úmido até surgirem novas mudinhas. A multiplicação por sementes e por meristema são métodos bem mais complicados para serem realizados em casa.
Droseras:
Conhecidas popularmente como dróseras, elas possuem um líquido parecido com cola que cobre suas folhas e atrai os insetos pelo do seu odor. Os cuidados são os mesmos recomendados para as dionéias, resumindo-se em muita luz, calor e umidade. Não há necessidade de adubações.
Para obter novas mudas em casa: As dróseras se multiplicam com muita facilidade por meio de sementes que se soltam quase o ano todo. Só é necessário colocar as mudas novas em outros vasos preparados com o substrato.
Sarracênias:
Os cuidados são os mesmos recomendados para as dionéias e dróseras. Não há necessidade de adubações.
Para obter novas mudas em casa: As sarracênias multiplicam-se por meio da divisão de touceiras. A nova muda deve ser plantada num vaso pequeno preparado com o substrato.
Nepenthes:
A Nepenthe é uma das poucas plantas carnívoras que se adapta à meia-sombra: gosta de local sem sol direto, mas com muita luminosidade. Recomenda-se regá-la de duas a três vezes por semana. Embora existam controvérsias, alguns cultivadores indicam uma adubação mensal com uma mistura de farinha de osso com torta de mamona.
Para obter novas mudas em casa: A multiplicação é feita por meio de estacas: corte um pedaço de 15 cm da planta com 2 a 3 folhas. Espete 5 cm da estaca para dentro do substrato.
.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

19 comentários:

  1. Queria saber o nome da planta carnivora que esta na foto acima, e que tem um interior que tem delas e vivem perto de terreno que no inverno fica alagado e no verão seco, e tem muitas mudas e fiquei muito curioso em saber como cultivá-las e saber o preço de cada muda, fiquei maravilhado com a descoberta, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. boa noite amigos tenho algumas dionéias e gostaria de saber como faço para fazer mudas,sendo que alguns vasos está repletos de planta com as boquinhas e não cabe mais no vaso.grato

    ResponderExcluir
  3. Em media quanto tempo vive uma planta carnívora?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Mudas de Dionaea são feitas por divisão de meristema.
    O tempo de vida das pcs vai de anual à vários anos.

    ResponderExcluir
  5. onde posso encontrar uma?

    ResponderExcluir
  6. bom dia, nao sei qual a especie da minha carnivora... sei que é toda verde, comprei uma mudinha e ela foi crescendo rapidamente, mas do nada a uma semana e meia ela começou a dar sinal de morte... começou a queimar as pontas delas e elas estao ficando cada vez mais fracas... o que faço que especie é essa?

    grata!

    ResponderExcluir
  7. primeiro anonimo essa e a drosera muscipula

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dioneia, e as armadilhas so funcionam uma (quando funcionam) vez depois ela fica amarela e a boca resseca, outras vezes a boca fica inutil posso retirar essas bocas?

    ResponderExcluir
  9. Qual o procedimento para adquirir a dioneia, e e quanto tempo leva até chegar comigo!

    ResponderExcluir
  10. quando comprei a minha levei um mordida!!!

    ResponderExcluir
  11. quero saber como plantar ,e como pegar semente para plantar

    ResponderExcluir
  12. Olá, moro aqui em goiás e quem mora aqui sabe que o ar não é muito húmido, e o sol é muito, muito quente e faz bastante calor ! Como posso criar uma dioneia assim ?

    ResponderExcluir
  13. sera k poxo arrancar as partes secas i velhas da minha donaea??

    ResponderExcluir
  14. por favor me falem quanto tempo leva para semente nacse

    ResponderExcluir
  15. Já tive plantas carnívoras (Dionéia,Serracênia e Nephentes) e usava somente o pó de xaxim como solo, é recomendável o uso somente deste, ou seria necessário adicionar areia?

    ResponderExcluir
  16. Já tive plantas carnívoras (Dionéia,Serracênia e Nephentes) e usava somente o pó de xaxim como solo, é recomendável o uso somente deste, ou seria necessário adicionar areia?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.