Breaking News
recent

Palavras com R

Racemo ou racimo: InflorescĂȘncia indeterminada, caracterizada por pedicelos que saem do eixo e terminam cada um numa flor. (Veja tambĂ©m cacho e inflorescĂȘncia).

RadĂ­cula: Raiz do embriĂŁo de plantas florĂ­feras.

Raiz: Parte inferior de uma planta que fica geralmente dentro da terra; serve para manter a planta firme e extrai nutrientes e ågua do solo. Hå dois tipos båsicos de raiz: as finas e fibrosas; e as grandes e pivotantes. A maioria das plantas possui um ou outro tipo de raiz; poucas apresentam ambos. Pode-se dizer também que a raiz é o órgão de fixação e de absorção de ågua e nutrientes, geralmente subterrùneo.

Raiz adventĂ­cia: É a que nĂŁo provĂ©m da radĂ­cula; raiz que nasce em partes incomuns da planta, como, por exemplo, nas folhas de algumas plantas suculentas.

Raiz aérea: Raiz que aparece em nós. Essas raízes costumam ser usadas pelas trepadeiras para subir, mas também absorvem umidade do ar. Muitas só se desenvolvem bem se conseguem prender-se a um meio adequado para enraizamento, como o esfagno. O filodendro, a costela-de-adão e a jibóia constituem exemplos de plantas que apresentam raízes aéreas.

Ramo: Subdivisão do caule. Rebento: Também conhecido como filhote, é uma planta nova produzida pela planta-mãe em sua base, ou em estolhos curtos, em geral destacåvel. (Veja também estolho).

Rizoma: Caule rasteiro, na maioria das vezes horizontal e quase sempre subterrĂąneo, do qual surgem folhas, rebentos laterais e raĂ­zes. Normalmente funciona como ĂłrgĂŁo de armazenamento para permitir a sobrevivĂȘncia da planta durante um perĂ­odo curto de seca. Ex.: begĂŽnia-rex. Pode-se dizer tambĂ©m que rizoma Ă© um caule modificado, subterrĂąneo ou superficial, caracterizado pelo acĂșmulo de reservas e pela provisĂŁo de escamas e gemas; geralmente emite escapo floral na floração.

Roseta: Distribuição de folhas que irradiam de um mesmo centro. Ex.: violeta africana.
Raphael Chespkassoff Sanchez VĂŁo

Raphael Chespkassoff Sanchez VĂŁo

Estudante, FotĂłgrafo e PublicitĂĄrio.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.