Breaking News
recent

Plantando uvas


Preferem climas secos com temperatura em torno de 220C, e adapta-se a diversos tipos de solos, com exceção dos úmidos e mal drenados, porém devem ser ricos em matéria orgânica. O solo tem grande influência sobre a qualidade da uva e do vinho. Seu cultivo é por alporque e enxertia. Para plantar uma parreira, tem-se que plantar uma muda previamente tomada de uma planta sadia. Esta muda é plantada em areia em umviveiro e quando saem raizes, planta-se em fileiras a uma distância que pode oscilar entre um e três metros. Recém plantadas, as parreiras são muito suceptíveis. À medida que suas raizes penetram no solo tornam-se mais fortes. A parreira encontra-se em sua plenitude entre 12 e 40 anos de vida.Um solo com boa drenagem é essencial para a parreira, já que arrasta as raizes a grandes proofundidades. Na maioria dos casos pode-se dizer que as parreiras têm que sofrer para produzir vinhos de qualidade e estilo. Se as videiras têm tudo muito fácil: água, abono, sol abundante, etc., seguem um processo automático mediante o qual obtêm uma folhagem excessiva e produzem uvas medíocres que dão pé a um vinho diluido e insípido.Em geral, e especialmente na Europa, as vinhas crescem em lugares pouco férteis para a maioria das plantas. Um solo ideal é o que permite a penetração profunda das raizes, está bem drenado e ao mesmo tempo tem capacidade de armazenar água sem encharcar-se.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

26 comentários:

  1. Muiot obrigada pela dica de como plantar uvas. Moro em Brasilia e acho que o solo onde moro vai ser ideal, deacôrdo com as dicas que me deu...
    Fátima Macedo

    ResponderExcluir
  2. xoquei com a dica que voces mim deram adorei vol planta meu pe de uva

    ResponderExcluir
  3. Sou de Belém do Pará e possuo um sítio com 22 mil metro quatrados - um trecho de mata com igarapé no seu interior e rio ao fundo. O terreno é muito argiloso (tabatinga) deixando a água do igarapé com a cor de leite, quando agitado. No local plantei açai consorciado com cupuaçu.Gostaria de saber se existe uma melhor cultura para esse tipo de solo. Esclareço que devido a proximidade do rio, que sofre a influencia da mare, parte do terreno alaga, com a cheia da mare.
    Se a informação puder vir por e-mail, informo abaixo o meu e-mail:
    dimarco.cont@ibest. com br

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo plantar um pé de uva porém as informações postadas são muito vaga.Falta informação sobre o preparo do solo com adubo,a manutenção com adubo, quantidade de agua ,epoca de poda, combate as pragas, quais tipos de defensivos usar, enfim uma informação completa para que não fique nenhuma duvida.

    ResponderExcluir
  5. Obg. me ajudou mto no meu trabalho de Biologiaa
    Beejos .... Andrezaa

    ResponderExcluir
  6. por favor mande-me dizer como planto parreiras no rio grande do sul(centro) vai meu email:>isaberger@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Plantar parreira de uva é algo não muito complicado. Você deve possui um bom solo, temperatura apropriada, muda de uva de sua preferência. E uma boa mão para plantio.

    Att.

    ResponderExcluir
  8. Li sua dica de solo e acho que o meu quintal pode melhorar um pouco para obter uvas melhores, pois me encaixei direitinho. As folhagem são fartas, mas a uvas e insipida, azeda. Moro em Curvelo-MG.
    Domingas.

    ResponderExcluir
  9. MORRO NO RIO DE JANEIRO,TENHO GRANDE VONTADE DE PLANTAR UVAS NO MEU SITIO,QUERO SABER COMO DEVO AJIR,PASSO A PASSO.

    ResponderExcluir
  10. Só estou querendo saber como fazer minha primeira parreira porque minha muda de uva já esta com 2 metros e não quero fabricar vinhos, é só um pé e para consumo proprio ,

    ResponderExcluir
  11. que tipo de uva devo plantar na região de campinas,moro em hortolandia -sp
    minha tia tem uma parreira + deu uvas muito pequenas e azedas meu imail Explanando.a.palavra@hotmail.com me mande algumas orientações principalmente que mora na região grato...

    ResponderExcluir
  12. TENHO UM PE DE UVA NO MEU JARDIM DE FOLHAGEM BONITA E VERDE BONITO. QUERIA SABER QUANTO TEMPO DEMORA PARA COLHER AS PRIMEIRAS UVAS.

    ResponderExcluir
  13. Podem me informar se o plantio em terreno com entulho dá bons resultados? O entulho (restos de construção) varia de 0,5 a 1 metro de profundidade. Abaixo terra normal. Esse local não acumula água em abundância (é na parte alta do terreno. A parte baixa, uns 3 metros abaixo, sem entulho, costuma ficar bem mais molhada na época das chuvas).

    ResponderExcluir
  14. tenho um terreno de 1000 m², e gostaria de fazer um pomar, horta enfim, gostaria de algumas dicas

    ResponderExcluir
  15. comprei uma casa, aqui em Vila Rica, no Mato Grosso. E já tem uma parreira de uva; só que não sei como cultiva-la, nem podar. o pé ta feio. Que adubo eu devo usar? Me dê umas dicas...Por Favor!
    Desde já agradeço!
    Fico esperando retorno o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  16. aqui eu queria os materiais e como plantar mas esse saite e uma porcaria

    ResponderExcluir
  17. Só estou querendo saber porque a minha parreira de uva produziu uvas azedas ???? si plantei uvas rosadas ???amadureceram verdes e azedas

    ResponderExcluir
  18. porque minha parreira pruduziu uvas azedas ??? marudou verde e azedas , sendo que plantei uvas rosadas ???? araraquara sp

    ResponderExcluir
  19. muito obriga do moro em brasilia e o meu pé já tinha nascedo so estava qurendo saber um poucomas

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma parreira de uva vermelha em meu quintal num canteiro de de 110cm por 250cm está produzindo duas vezes no ano ,a terra é saibro mas ponho a mais de 5 anos cascas ce legumes e frutas está bem fertil começou a aparecer bastante minhocas ,essa parreira tem uns 5 anos os cachos estão dando de médio tamanho tem probabilidade dele ficar um pouco maior?

    ResponderExcluir
  21. Moro em Santa Cruz ,Rio de Janeiro
    Meu nome é Flavio Marcelo.

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma parreira de uva vermelha em meu quintal num canteiro de de 110cm por 250cm está produzindo duas vezes no ano ,a terra é saibro mas ponho a mais de 5 anos cascas ce legumes e frutas está bem fertil começou a aparecer bastante minhocas ,essa parreira tem uns 5 anos os cachos estão dando de médio tamanho tem probabilidade dele ficar um pouco maior?

    ResponderExcluir
  23. tenho um pe de uva ainda nao sei como vou cuida pq eu aguava todos os dia agora li o seu texto agora tou cm uma duvida pq ja faz mas de 1 ano ainda nao deu uva so a folha verde todo tempo mas nao tei uva ainda eu quero sabe mas o que faz pra ter uva. Luana

    ResponderExcluir
  24. Estou muito contente porque meu pé de uva este ano parece que vai mesmo vingar cachos grandes e bonitos,estou colocando a cada 15 dias adubo 10-10-10, será que é o melhor que posso fazer, ale de podar no final de julho de cada ano?

    ResponderExcluir
  25. Estou contente com meu pé de uva, este ano parece que ele realmente vai produzir.
    Estou colocando adubo 10-10-10 a cada 15 dias.
    Podei em julho/12(final do mes) e os brotos estão vindo com cachos cheios de uva.

    ResponderExcluir
  26. tenho um pé de uva de 2 anos ja dando uva mais esta nascendo um broto no tronco a um palmo do solo ja esta com 1 metro que faço deixo crescer ou corto

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.