Breaking News
recent

Hortas domésticas

É possível ter uma horta dentro de casa em vasinhos

A paisagista Marisa Lima hoje nos fala sobre um assunto que vem encantando muita gente que curte cultivar suas próprias plantinhas: hortas domésticas.

Cada vez mais as pessoas estão recebendo amigos em casa nas suas fabulosas cozinhas-gourmet e, nessa onda, o grande cultivo de temperos, chás e condimentos também vem crescendo.

Tenho feito inúmeras pequenas hortas caseiras com salsa, cebolinha, alecrim, manjericão, orégano, pimenta e chás, como cidreira, boldo, hortelã, entre outros.

Você deve colocar sempre os temperos em lugar ventilado e com boa claridade – se houver incidência de sol por pelo menos 3 horas diárias é o ideal. Nunca encharque a terra, pois isso pode apodrecer a muda e com isso trazer doenças para a planta.

Outra dica é plantar duas a três mudas de cada espécie, aí você usa o tempero de uma muda, e enquanto ela se recupera e brota novamente, você usa da outra muda.

Algumas destas plantinhas são perenes (não precisam ser replantadas), mas para algumas delas é necessário semear quando morrem, e novamente outra muda surgirá vigorosa para seu uso. É o caso da pimenta.

Quando estão dentro de casa, geralmente sem luz, este tipo de planta dura muito menos e a cada uma que morre você tem que replantar uma nova.

É muito bom ter tudo fresquinho e ao alcance das mãos para quando precisar, e sem agrotóxicos. E hoje em dia você encontra vasinhos com temperos para comprar até em supermercados.

O aroma do tempero fresquinho é bem diferente do que compramos nos supermercados já cortados.

Então, mãos à obra e bom apetite!

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.