Breaking News
recent

Fotos Enviadas por Leitores

Fotos Fresquinhas vindas de Portugal nos mostram mudas de limão galego de um futuro Agrônomo chamado guilherme yoshikawa. Muito Obrigado Guilherme.

Percebe-se que ele usou substrato como solo destas pequenas plantas. Com certeza em alguns anos já estarão florescendo e prosperando bons frutos.






Leitores, sempre que quizerem podem mandar fotos de suas plantas, jardins, pomares, área verdes, vasos, e qualquer foto ligada a paisagismo e criação de animais domésticos. Elas serão expostas neste site.


Características da planta

Arvore de porte médio, atingindo 4 m de altura, tronco reto, copa densa e arredondada. Flores com botões avermelhados e pétalas branco-amareladas, reunidas em grupos de 2 a 20 flores.

Fruto

Formato arredondado, com casca lisa ou ligeiramente rugosa, de coloração esverdeada. Polpa esbranquiçada, suculenta, que envolve um líquido translúcido. Sementes ausentes nesta variedade.

Cultivo

Propaga- se por enxertia, preferindo clima e solos semelhantes ao da laranja. A colheita pode ser feita ao longo do ano, dependendo da época de plantio, sendo mais produtivo de abril a setembro.

A origem das frutas do gênero Citrus confunde-se, no tempo, com a história do homem. Sabe-se apenas que a maior parte dos frutos cítricos é originária de regiões perdidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, pomeleiras, toranjeiras, laranjeiras amargas ou azedas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.

A sua introdução no continente europeu está envolvida em um emaranhado de datas e fatos. Jorge Sintes Pros afirma que as cidreiras já eram conhecidas pelos romanos antes do início da Era Cristã, e que, por sua vez, a laranja amarga e o limão foram, provavelmente trazidos para as margens do Mediterrâneo quando, um século depois, os romanos descobriram uma comunicação direta entre a Europa e as Índias Orientais, através do Mar Vermelho. A laranjeira doce, segundo o mesmo autor, teria sido introduzida na Europa pelos portugueses apenas no século das grandes descobertas. Alguns autores antecipam essa data para os séculos VII e IX, creditando aos muçulmanos a introdução de todas essas frutas na Europa, no período em que estes ocuparam grandes extensões do continente.

O certo é que, na América, os Citrus chegaram no século XVI, juntamente com os europeus conquistadores. Porém, tanto na Europa como na América, foi na segunda metade do século XIX que tomaram impulso o cultivo e a comercialização de suas diferentes variedades.

Os limões são frutos de prodigiosas virtudes. Além de fonte poderosa de vitamina C, aos limões a medicina popular atribui vários poderes curativos, entre os quais o de atuar como antibiótico natural e como regulador das taxas de colesterol do organismo.

Na culinária, tem inúmeras utilidades, bastando algumas gotas para emprestar seu sabor ao de outros alimentos. Por exemplo: seu sumo é usado como condimento no preparo e no saboreio de peixes, frutos do mar e aves; sua casca, em pedaços ou em raspas, é também condimento aromático ou matéria-prima essencial para doces, compotas, pudins, balas, cremes, recheios, suspiros, caldas, etc.; como quase todas as frutas, os limões podem ser conservados em calda ou em compotas; com seu suco refrigerante, fazem-se refrescos, coquetéis e sorvetes. Enfim, uma lista enorme de delícias.

Para finalizar - invenção brasileira, por excelência, e cartão de visita do país - é preciso lembrar que, com o limão, faz-se a famosa "caipirinha", coquetel em que a fruta cortada em pedaços é socada em quantidade suficiente de açúcar branco e misturada, generosamente, à aguardente de cana.

No Brasil, é costume dar o nome de limão ao grupo de frutas conhecidas como laranjas azedas, pelos botânicos, e como limas ácidas, pelos horticultores. Pertencem a este grupo tanto o limão-taiti como o limão-galego, que são as variedades mais comumente produzidas e comercializadas no país.

Os limões produzidos e consumidos há centenas de anos na Europa - que têm a casca amarela e espessa como, por exemplo, aquele conhecido no Brasil como limão- siciliano - não são facilmente encontrados nas regiões tropicais do globo. Esses limões encontram-se em cultivo, basicamente, em áreas de climas subtropicais, enquanto os anteriores são melhor aclimatados nas regiões tropicais e equatoriais, como é o caso do Brasil.

Assim, num exemplo de adaptabilidade cultural, no Brasil, os limões foram, tranqüila e perfeitamente, substituídos pelas laranjas azadas ou limas ácidas - de casca mais fina, lisa e de cor completamente verde - e que passaram a ser também chamadas de limões. Na verdade, ambos têm propriedades e usos semelhantes, na medicina e na culinária, sendo substitutos um do outro.

Atualmente o Brasil é um grande produtor do limão- taiti. Trata-se de uma fruta híbrida, cuja origem é desconhecida, e que foi batizada com esse nome porque teria sido levado das ilhas do Tahiti, por volta do ano de 1875, para a Califórnia. No entanto, segundo informações do Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), a cultura comercial do limão-taiti iniciou-se muito tempo depois, nos anos 50, na Flórida, tendo arrobanhado o mercado norte-americano apenas na década de 80.

No Brasil, apesar de existirem referências à sua ocorrência no país já no início do século XIX, sua cultura foi introduzida apenas no final dos anos 60. Dez anos depois, quando as plantações de limão-galego sofreram uma praga dizimadora, a cultura do limão-taiti, finalmente, tomou grande impulso e se desenvolveu.

Hoje em dia, encontram-se plantações de limão-taiti altamente produtivas espalhadas pelo país, excetuando-se algumas regiões mais frias do sul, sendo o Estado de São Paulo o principal produtor brasileiro.

Praticamente todos os países da América do Sul e Central, além do México e do Estado da Flórida, produzem o limão-taiti. México e Brasil, porém, encabeçam esta lista. Isto ocorre, uma vez que, segundo dados do IBRAF, além do elevado consumo interno dos dois países, onde o limão-taiti é utilizado em substituição total ao limão, parte dessa produção supre mais de 70% das necessidades mundiais de sucos concentrados, bem como de óleos essenciais retirados de sua casca.

Fonte: www.bibvirt.futuro.usp.br

Limão

Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.

Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.

Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. contém ainda vitamina A e vitaminas A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida, mas não deve ser tomado puro, pois pode prejudicar o estômago devido à sua acidez.

As variedades de limão mais conhecidas são:

Limão-galego

Pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara.

Limão-siciliano

Grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego

Limão-cravo

Parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte

Limão-taiti

De tamanho médio, casca verde e lisa,muito suculento e pouco ácido.

Para comprar o limão deve-se tomar as seguintes precauções:

Limão-galego

Deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos.

Limão-siciliano

De cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego.

Limão-cravo

Mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo.

Limão-taiti

Com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.

Se o limão ainda está verde, guarde em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, num pires coberto com uma xícara

DICAS CULINÁRIAS

Para dar um gosto especial aos bolos, basta acrescentar raspa de casca de limão.

O limão é o melhor tempero para ostras.

Para acompanhar legumes cozidos,peixes e assados, experimente o seguinte creme: misture 5 colheres (sopa) de suco de limão, 1 lata de creme de leite, um pouco de sal e pimenta-do-reino

As bebidas alcoólicas, os refrescos e os chás ficam excelentes quando são temperados com umas gotas de limão

Para conservar a metado de um limão que ainda não foi usada, coloque num pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve à geladeira.

Um pouco de suco de limão acrescido à água de cozimento dos frutos do mar deixa as carnes mais brancas e firmes.

Se for usar apenas algumas gotas de suco de limão, não desperdice a fruta toda. Faça um buraquinho com um palito e esprema a quantidade desejada. Depois volte a guardar o limão na geladeira.

Para conservar o limão por mais tempo, guarde em um vidro bem fechado.

Para obter mais suco do limão, bata a fruta com um martelinho antes de cortar.

Após ter espremido um limão para usar seu suco, embrulhe a casca em papel de alumínio e congele.

Use em receitas que pedem casca de limão.

Quando for usar a casca de limão ralada, tome cuidado para não ralar junto a parte branca, porque ela amarga a receita.

Para que o doce de casca de limão fique bem verde, ferva em tacho de cobre.

CURIOSIDADES

Para o tratamento da acne, faça uma pasta de suco de limão e açúcar e aplique sobre o rosto. A mesma pasta também serve para eliminar o excesso de oleosidade da pele.

Antes de fazer as unhas, amacie as cutículas endurecidas com um pouco de suco de limão.

Elimine a caspa e a oleosidade do couro cabeludo, massageando-o com suco de limão

Aproveite o bagaço do limão para eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas. é só esfregar.

Use o bagaço do limão para clarear e amaciar as mãos. Coloque um pouquinho de açúcar na mão e esfregue o limão.

Melhore seu hálito fazendo gargarejos com 1 copo de água morna e o suco de 1/2 limão

Na Índia, a mulher escolhia o futuro marido fazendo-lhe uma estranha declaração de amor: atirava-lhe um limão.

A Itália é o maior produtor de limão do mundo

O limão-galego foi o primeiro cítrico introduzido na Europa.

O maior limão conhecido pesava 2,83 kg.

Foi Colombo quem trouxe o limão para a América.

Se o móvel de madeira manchou com tinta de caneta, lave imediatamente com água fria e depois esfregue com suco de limão.

Para limpar os objetos de prata, esfregue com cinza de cigarro misturada com suco de limão.

Se num tecido lavável aparecer uma mancha de ferrugem, elimine-a da seguinte maneira: esfregue com limão e sal e coloque a peça no sol até secar. Depois, lave normalmente com água e sabão.

Nunca use limão na pele quando for expor-se ao sol

Fonte: www.geocities.com


Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

2 comentários:

  1. TENHO UM PE DE LIMÃO GALEGO PLANTADO EM UM TAMBOR DE 150 LITROS JA HA UNS TRES ANOS, ELE DA FLORES VIRA O LIMÃO MAS NÃO VINGA GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE ADULBO COLOCAR PARA VINGAR OS FRUTOS DESDE DE JÁ A INFORMAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. estou procurando saber sobre uma espécie de fugo,que está no pé de limão no meu quintal.eu nunca tinha visto antes:é meio parecido com pequenos cazulos de aranha,com bichinhos minuscúlos dentro e neles estão pousando :abelhas,moscas,marimbondos e formigas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.