Breaking News
recent

Características do Maná - Cubiu

Nome Científico:
Solanum Sessiliflorum

Família:
Solanáceas

Planta aclimatada pela Estação Experimental Santa Luzia às condições de clima da Região Sudeste do Brasil, o MANÁ-CUBIU vem demonstrando ser uma nova e excelente alternativa de agricultura para produtores rurais brasileiros. Acreditando no potencial do MANÁ-CUBIU, a Estação Experimental Santa Luzia é pioneira na produção em escala comercial de frutos, sementes e matrizes, tendo já separado três variedades de frutas com excelente potencial genético.

Conhecido como MANÁ-CUBIU na Região Sudeste do Brasil, CUBIU na Região Amazônica, TOPIRO / TUPIRO no Peru, COCONA na Venezuela, TOMATE DE ÍNDIO no Nordeste Brasileiro, ORICONO APPLE / PEACH TOMATO nos países de língua inglesa.
Originário da Amazônia Ocidental e domesticado há séculos pelos índios pré-colombianos, o MANÁ-CUBIU vem sendo estudado há 18 anos pelo Cientista e Pesquisador Professor Dr. Danilo Fernandes da Silva Filho e há 25 anos pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), orgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.


SANTA LUZIA (fruto redondo), THAÍS (fruto comprido arredondado nas pontas), e MOSQUET (redondo estrelado), sendo que as duas primeiras demonstraram serem mais produtivas que a terceira, podendo chegar a produzir de 40 a 80 toneladas por hectare, sendo que seus frutos podem chegar a 300 gramas por unidade.

ALIMENTO:
O MANÁ-CUBIU deve ser descascado como uma batata antes de ser consumido em qualquer das formas.

SUCO: é extremamente saboroso e de sabor único, podendo ser batido em liquidificador com leite ou água adicionando-se açúcar ou adoçante, na proporção de 50% da fruta e 50% de líquido. Os frutos menores são mais saborosos para suco.

DOCES: geléias, compotas, cristalizados, sorvetes e bolos podem ser preparados de maneira convencional.

VINAGRETE: para churrascos e feijoada.

SALADAS: acompanhamento nobre em saladas verdes, em especial com radichio, rúcula, almeirão e catalônia.

CALDEIRADA: toque especial de sabor para caldeirada de peixe, frango e carne de boi.

PIZZA: levemente refogado, acrescenta sabor único à pizza, em especial de atum ou mussarela.

APERITIVO: cortadas em fatias ou cubos, temperados com vinagrete ou shoio, azeite e sal.

BATIDAS: igual a caipirinha com vodka ou pinga.


MEDICAMENTO
Por conter um alto teor de NIACINA (vitamina B3) e princípio ativo contido na berinjela, o Maná-Cubiu pode ser considerado uma fruta medicinal, pois combate fortemente o COLESTEROL, TRIGLICERIDES, ANEMIA, DIABETES, PRESSÃO ALTA, ENXAQUECA, DEPRESSÃO, além de ser TÔNICO SEXUAL.
Além da Niacina o Maná-Cubiu é muito rico em Fibras, Fósforo, Vitamina C, e PECTINA, substância utilizada para dar ponto em doces e geléias.



Sem que nenhum estudo científico tenha sido realizado à respeito até o presente momento, sabe-se que os índios peruanos WAONRANI utilizam seus galhos, folhas e raízes como poderoso cicatrizante e analgésico em ferimentos externos, queimaduras e contra picadas de aranha.

NIACINA
Solúvel em água, é um dos membros da família do complexo B, conhecida como B3, normalmente medida em miligramas (mg).
Utilizando o aminoácido triptofano, o organismo é capaz de sintetizar sua própria niacina.
Uma pessoa cujo organismo é deficiente em B1, B2 e B3 não será capaz de produzir niacina à partir do triptofano. A falta de niacina pode causar mudanças negativas na personalidade.

A necessidade diária recomendada para adultos, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA, é de 13mg à 19mg. Essencial para a síntese dos hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona), bem como da cortisona, tiroxina e insulina. Necessária para um sistema nervoso saudável e para as funções cerebrais. Das vitaminas do complexo B, a mais usada é a niacina, pois minimiza a irritação e a coceira na pele que muitas vezes ocorrem quando se usa a niacina na forma de ácido nicotínico (a irritação aliás, não é grave, e normalmente desaparece em cerca de 20 minutos. Um copo de água ajuda).

O que a NIACINA pode fazer por você:

- Contribuir para que você tenha um sistema digestivo saudável e para aliviar as perturbações gastrintestinais -
- Propiciar uma pele de aspecto mais saudável -
- Prevenir e aliviar enxaquecas -
- Melhorar a circulação e reduzir a pressão alta do sangue -
- Amenizar algumas crises de diarréia -
- Reduzir os sintomas desagradáveis de vertigem e síndrome de Méniérie (depressão) -
- Aumentar a energia com a utilização adequada dos alimentos -
- Contribuir para a eliminação de aftas e, muitas vezes, mau hálito -
- Reduzir o colesterol e os triglicérides -

COSMÉTICO
O suco in natura passado e massageado nos cabelos proporciona alto brilho além de combater a caspa e a seborréia.
A água fervida com a casca masserada, após resfriada, também pode ser passada nos cabelos, obtendo assim o mesmo resultado.

Data Edição: 17/03/2006
Fonte: INPA, Revista Escala Rural e Livro de Ciências Nutricionais

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.