Breaking News
recent

Cacau

Nome Popular: Cacau

Nome Científico: Theobroma cacao L.

Família Botânica: Sterculiaceae

Características Gerais: O cacaueiro é uma espécie nativa da floresta tropical úmida americana, sendo seu centro de origem, provavelmente, as nascentes dos rios Amazonas e Orinoco.

A partir do seu centro natural, o cacaueiro ultrapassou os Andes, formando as populações da Venezuela, Colômbia, Equador, países da América Central e México, como também se dispersou ao longo do rio Amazonas, originando as populações encontradas no Brasil e nas Guianas.

Do Brasil, o cacaueiro foi introduzido na África, sendo que as primeiras plantações ocorreram nas ilhas de São Tomé, Príncipe e Fernando Pó. Posteriormente, foi introduzido em Gana, expandindo-se por diversos países, como Nigéria, Costa do Marfim, Camarões e Malásia, de onde provém hoje cerca de 70% da produção mundial de cacau.

Na Bahia, o cacaueiro foi introduzido em 1746, pelo colono francês Luís Frederico Warneaux, que trouxe as sementes do Pará, doando-as a Antônio Dias Ribeiro.
Estas sementes foram plantadas por Antônio Dias Ribeiro na fazenda Cubículo, situada à margem direita do Rio Pardo, na época pertencente à Capitania de São João do Ilhéus, atualmente município de Canavieiras.

A fazenda Cubículo existe até hoje, com plantações remanescentes das primeiras sementes ali introduzidas, pertencendo atualmente ao Dr. Augusto Reis.




Data Edição: 21/03/2006
Fonte: TodaFruta

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.