Breaking News
recent

Macadâmia

Nome Científico: Macadâmia integrifolia Maiden & Betch

Família: Proteaceae

Origem e dispersão: a nogueira macadâmia é originária das florestas tropicais costeiras da Austrália de onde foi introduzida no Havaí em 1881, mas somente a partir de 1945 começar a tomar impulso com cultura importante.

Características: é uma árvore perene que pode alcançar até 19 m de altura e 13 metros de diâmetro. Botanicamente o fruto é um folículo deiscente. A noz contém uma amêndoa de cor branca ou creme de peso variando de 1,5 a 3,0 g.

Clima e Solo: a nogueira macadâmia desenvolve-se bem em locais de temperatura média entre 23 e 25 ºC sendo ideal que haja temperaturas noturnas entre 16 e 18ºC para estimular a indução floral. Os solos para o cultivo da nogueira macadâmia devem ser profundos, bem drenados e com acidez entre 5,5 e 6,5.

Propagação: deve ser propagada vegetativamente por enxertia (garfagem) ou estaquia.

Variedades: As cultivares recomendadas são as seleções havaianas: HAES 344 (Kau), HAES 508 (Kakea), HAES 660 (Keaau), HAES 741 (Mauka) e seleções do IAC 4-20 (Keaumi) e Campinas.

Utilização: a amêndoa é consumida tostada com ou sem sal, com cobertura de confeitos achocolatados e sorvetes, ingredientes para biscoitos e bolos, cosméticos e produtos farmacêuticos.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 20/03/2006
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.