Breaking News
recent

Marmelada Nativa

Nome popular: marmeladinha; puruí; marmelada-macho

Nome científico: Alibertia edulis (L. Rich.) A. Rich.

Família botânica: Rubiaceae

Origem: Região Amazônica, nas capoeiras e campos.

Características da planta: Árvore de até 4 m de altura e copa com 3 m de diâmetro. Folhas de coloração verde-intensa, brilhantes. Flores brancas.

Fruto: Globoso com casca lisa, negra quando maduro. Polpa comestível de coloração negra que envolve numerosas sementes. Frutifica durante o ano inteiro e mais freqüentemente de setembro a novembro.

Cultivo: Espécie silvestre, crescendo de forma espontânea.

A marmelada- nativa é fruta silvestre muito freqüente tanto na região amazônica como nas regiões de cerrado do Brasil. Na Amazônia, onde é também conhecida como puruí, ocorre nas capoeiras e nas áreas campestres.




























Trata-se de espécie arbórea de pequeno porte, cujo fruto, do tamanho de uma romã, quando maduro tem a casca e a polpa de coloração negra. De sabor adocicado, a marmelada-nativa pode ser consumida in natura ou utilizada no preparo de doces e, especialmente, de geléia. Com as sementes torradas e moídas - cada fruto guarda de 10 a 30 sementes - as populações regionais de parcos recursos preparam uma bebida que substitui o café.

Marmelada, marmeladinha, marmelada-nativa, marmelada-do-campo, marmelada-macho, mar-melada-de-cachorro ou marmelada-de-bezerro: ao contrário do que pode parecer, esta planta não tem qualquer semelhança botânica com aquela que produz o marmelo. Dizem, apenas, que o sabor das várias marmeladas nativas do Brasil lembra o sabor do gostoso doce de marmelo ou marmelada.

De acordo com Eurico Teixeira, o padre Aires de Casal, tratando das árvores fruteiras de Goiás, já fazia referência às várias marmeleiras que ali conhecera. Em seus escritos destaca uma delas, cujos frutos tinham o tamanho e a forma de laranjas, sendo, porem, ’ enegrados" quando maduros. Segundo ele, a polpa daquelas frutas teria um sabor "agridoce e desenfastiante", lembrando a marmelada e que, por esse motivo, elas eram conhecidas pelo mesmo nome.

Essa descrição coincide com a da marmelada-nativa do cerrado que, ao que parece, já era conhecida e utilizada desde o tempo dos primeiros viajantes que desvendaram esta terra.

Data Edição: 24/01/2007
Fonte: TodaFruta
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.