Breaking News
recent

O que é laranja de umbigo?

As diferentes variedades de laranja são separadas em três grupos principais:
I Laranjas de Umbigo: caracterizado pela presença de um fruto rudimentar no ápice do fruto, com aparência semelhante a um umbigo como nBaia, Baianinha, Navelinas, Monte Parnaso e outras

II. Laranjas Comuns: laranjas sem umbigo e com acidez mais acentuada no suco como a Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Rubi, Folha Murcha, Westin e outras.

III. Laranjas de Baixa Acidez: laranjas com ratio (relação entre açúcares e ácidos no suco) extremamente elevado devido à baixa acidez, como a Laranja Lima (Laranja do Céu, Laranja Serra d’água e Laranja Mimo) e outras.

As laranjas são originárias da China. As primeiras laranjas cruzaram o Oceano Atlântico em 1493 e foram trazidas por Cristóvão Colombo. As sementes chegaram ao Panamá com os espanhóis em 1516 e ao México dois anos depois. Na mesma época, os portugueses iniciaram as plantações de laranjas doces no Brasil.

Atualmente o Brasil é o maior produtor de laranjas do mundo. Metade do suco de laranja consumido no mundo vem do Brasil que é responsável por 80% do mercado mundial. As variedades de laranja mais facilmente encontradas no Brasil são: Valência, Pêra e Baía. As laranjas Baía foram descobertas em 1820 em Salvador, Bahia. Elas não possuem sementes e tem um sabor rico apesar de não produzirem muito suco. São fáceis de descascar e separadas em secções. A laranja Bahía é também conhecida como laranja-de-umbigo por ter um “umbigo” na sua extremidade. O umbigo é um fruta secundária interna.

Elas foram levada para os Estados Unidos em 1.873 e criaram o grupo das navelinas. Navel em inglês é umbigo.
Uma das primeiras variedades e mais famosas é a Washington Navel, isto é, Umbigo de Washington. Hoje as navelinas dominam o mercado da laranja de comer no mundo todo.

Data Edição: 19/09/2003
Fonte: CEAGESP

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.