Breaking News
recent

Sapoti

Nome Científico: Manilkara zapota (Acbras zapota L.)

Família: Sapotaceae

Origem e dispersão: o sapotizeiro é originário do México e América Central, de onde se disseminou para os trópicos americanos, Ásia e África. No Brasil o sapotizeiro é encontrado principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

Características: o sapotizeiro é uma árvores de tronco ramificado que alcança até 20 m de altura, o fruto é uma baga redonda ou ovóide, com dimensões entre 6 a 10 cm de comprimento e 3 a 6 cm de diâmetro com o peso variando entre 70 a 190 g.

Clima e Solo: o sapotizeiro é
uma planta de clima tropical, desenvolve-se bem em local quente e úmido ou quente e seco, com temperaturas entre 14 e 34ºC, boa distribuição de chuvas e altitude até 1000 m.

Propagação: o sapotizeiro pode ser propagado por sementes ou vegetativamente.

Variedades: Na Flórida são citadas as variedades Prolific, Brow Sugar, Modello e Russel. Na Índia existem cerca de 20 variedades. No Brasil existem algumas seleções efetuadas pelo IPA.

Utilização: o fruto possui a polpa doce e saborosa sendo consumido ao natural, e também utilizado para a confecção de geléia, sorvete, refresco e xarope.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 20/03/2006
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

A Tv Boituva (lançada no dia 01 de maio) é um portal de vídeos, fotos, notícias e informações que tem o objetivo principal formar, informar e entreter. Temos uma equipe completa e equipamento de filmagens em Alta Definição possiblitando assim materias de maior qualidade para ser aprensentados e transmitidos em nosso portal Tv Boituva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.