Breaking News
recent

Jabuticaba


jabuticaba, jaboticaba ou jabuticabeira - Myrcia cauliflora Berg.; ou Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. ou Plinia trunciflora; Myrtaceae - é uma árvore frutífera brasileira nativa da Mata Atlântica, principalmente da mata pluvial e das submatas de altitude. Teve sua origem na Mata Atlântica, e encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.
Ocorre desde Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. É também conhecida pela designação de fruita.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, crescem no tronco e ramos, dando uma característica peculiar à árvore. Além de consumidos in natura, deles se faz licor, geléia e aguardente. É por isso muito cultivada em pomares domésticos. Floresce duas vezes por ano.
Ornamental, a planta se presta ao paisagismo, além de atrair a avifauna.
A árvore, de até 15 m de altura, tem tronco claro, liso, e folhas simples.
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. Por sua semelhança à uva, muitos produtos, como o vinho, suco, geléia, licor e vinagre podem ser feitos com a jabuticaba.
A principal espécie de jabuticabeira é Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como Sabará. Mas outras espécies, como a Myrciaria cauliflora (DC.) Berg. ou jabuticaba Paulista, Assú ou Ponhema, conhecida no Estado de São Paulo.

Cultivo em pequena escala

O cultivo de enxertos é mais simples que desde a semente. Plantas enxertadas requerem manutenção cuidadosa. É preciso manter a terra sempre úmida, regar constantemente e podar os ramos baixos. Entre-safras é necessário escovar o tronco e os galhos para retirar cascas e resíduos das frutas e/ou flores antigas. Para manter úmido, uma boa dica é colocar uma garrafa grande com um furo na base cheia de água ao lado do tronco. Porém regas constantes são indispensáveis para uma boa colheita. Para colher, espere os frutos estarem bem maduros, bem pretos e brilhantes. Quanto mais maduros, mais doces serão os frutos.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

10 comentários:

  1. Desde a infância sonhava em ter uma jabuticabeira no meu quintal, finalmente consegui realizar meu sonho quando recentemente ganhei uma muda de jabuticaba.
    Apesar de muito entusiasmada não tinha idéia de como tratar minha nova mudinha (não sabia por exemplo que a jabuticaba gostava de umidade e achei excelente a dica da garrafa como método de irrigação).Agora com suas informações espero cuidar muito bem desse presente.

    Fabiani Vieira

    ResponderExcluir
  2. Moro em apto e plantei uma muda enxertada de jaboticaba, em um vaso grande, que fica na varanda. Pelo que tenho lido e me informado fiz tudo certo, mas estou percebendo que ela quase não cresceu (em 2 meses) e as pontas das folhas estão ficando como queimadas. O que devo fazer?

    Bell

    ResponderExcluir
  3. Oi Bell, por estar plantado em uma varanda, sob sol, pouca chuva, ventos e tempo seco, você deve regar no mínimo 3 vezes ao dia.

    Pelas características este é o problema.

    PS: Sobre estar crescendo muito pouco é muito normal. Em um vaso, o processo de crescimento da jabuticaba será retardada, pois suas raízes estão contidas, resumindo: ela será um grande bonsai.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber como faço a poda da jaboticabeira corretamente tenho uns pes que estao com bastante galhos bem fechada, alguns pés estao tbm dando jaboticaba com ferrugem, qual o motivo e oque devo fazer, gostaria de saber tbm como é que se faz o encherto para tiarar mais mudas, sem mais obrigado

    ResponderExcluir
  5. A poda deve ser feita nas épocas em que as plantas não apresentam frutos. A ferrugem, você deve ir em uma casa agropecuária ou loja de jardinagem, e comprar um adubo e (ou) fertilizante próprio.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Tenho duas mudas grandes de jabuticaba em vasos. Pretendo plantar em minha casa nova em breve. Entretanto estive em viagem agora no carnaval (por vinte dias) e elas secaram muito as folhas!!! Ela esta morrendo ou isso e normal???
    Obrigado!
    Urian Luis
    urianluis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. minha jabuticabeira florece no final do verão
    moro na serra gaucha e com o frio elas caem
    o que eu faço para adiantar a florada

    ResponderExcluir
  8. Hoje, vai ser um grande dia! ganhei uma muda de jabuticaba e estou indo planta-la junto com meus netos, espero que eles saibam aproveitar os frutos que estarão por vir, vou fotografar e tudo vai ser inesquecivél, obrigado pelas dicas espero fazer tudo direitinho . bjos

    ResponderExcluir
  9. Ola! Comprei uma muda de jabuticaba que segundo o vendedor, já estava dando frutos. Plantei no quintal em um lugar que bate bastante sol. Suas folhas estão secando e estou com medo dela estar morrendo. É normal o que está acontecendo ou vou perder minha jabuticabeira?

    ResponderExcluir
  10. Como plantar a jabuticabeira da semente? O que require para germinar? Estou levando sementes do Brasil para o US(Fl) e gostaria de ter la em casa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.