Breaking News
recent

Colheita e Embalagem - Goiaba

A colheita de frutos para a industrialização se dá durante todo o ano, embora, nas principais regiões produtoras do Brasil, concentra-se entre janeiro e abril. Os frutos são colhidos manualmente, quando maduros, e colocados em caixas plásticas com 20 kg de capacidade.

A colheita de frutos destinados ao mercado de frutas frescas deve ser extremamente cuidadosa, pois, frutos mesmo levemente danificados não podem ser comercializados.

O ponto de colheita é aquele em que os frutos, já totalmente desenvolvidos, ainda apresentam coloração verde-mate.

Como o desenvolvimento do fruto é rápido, a colheita deve ser realizada três vezes por semana, pela manhã, desde que o fruto esteja seco, sem chuva ou orvalho.

Quando o ensacamento é realizado, normalmente os frutos envoltos pelo papel, são colocados em cestos rasos e transportados para o galpão de embalagem.

Nos galpões, os frutos são selecionados, classificados e embalados manualmente, em uma só camada, em caixas de papelão de 390mm x 230mm x 80mm de dimensões internas, e em torno de 3,5 quilos de peso líquido. A classificação leva em consideração o tamanho dos frutos sendo, normalmente, encontrado os tipos 9, 12, 15, 18, 24.

Data Edição: 03/02/2003
Fonte: Cultura da Goiabeira - Fernando Mendes Pereira
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Um comentário:

  1. Prezados senhores, Tenho uma goiabeira em casa que so nasce fruto apodrecendo, preto , ou amarelado. As goiabinhas não vão para frente. Teria como vcs me indicarem alguem aqui em Sao Paulo que eu possa contratar para me auxiliar?
    Grato, Rene 11 93001867

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.