Breaking News
recent

Abacateiro

O abacateiro, cujo fruto é o abacate, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate (ou pêra-abacate, em Moçambique e Madeira) é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana (sin.Laurus persea).
É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são bagas ovóides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro. Os frutos das plantas selvagens são pequenos, mas as variedades cultivares
apresentam frutos de dimensão considerável (7 a 20 cm de comprimento e pesam de 100 a 1000 g). Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.
Uma árvore adulta pode produzir mais de uma centena de abacates em uma estação, e há sempre o incômodo dos frutos não colhidos que caem no chão, causando grande sujeira e fedor. Assim, não é uma árvore recomendada para locais de grande circulação ou arborização de ruas. Os frutos, apesar de nutritivos para os humanos, podem ser tóxicos para alguns animais.
Barlow & Martin (2002) identificam o abacate como um fruto adaptado para uma relação ecológica com mamíferos de grande porte, hoje em dia extintos (por exemplo, os herbívoros gigantes sul americanos, como as preguiças-da-terra e gonfoterídeos). O seu fruto, com um caroço apenas levemente tóxico, terá co-evoluído com esses animais já extintos, de modo a ser disperso depois de ingerido por estes e expulso, juntamente com as fezes, pronto a germinar. Com o desaparecimento dos seus parceiros ecológicos, a planta não terá tido tempo para se adaptar a uma forma de dispersão de sementes alternativa.

Flores do abacateiro
O abacate não amadurece na árvore, mas cai da árvore e tem de ser apanhado em estado verde e duro, amadurecendo depois rapidamente no chão. Geralmente, o fruto é colhido da árvore (para que não fique danificado ao cair no chão) assim que atinge um tamanho que indique que está pronto a amadurecer em poucos dias. O amadurecimento será ainda mais rápido se for armazenado com outros frutos, como bananas, por causa da influência do gás etileno. A quantidade de óleo presente na polpa influencia em grande parte o seu sabor.

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

7 comentários:

  1. Como faço para plantar o caroço do abacate, até agora não consengui. Tem que deixar o caroço um pouco mergulhado na água ou não? Por favor mr ajudem.

    ResponderExcluir
  2. e so vc deixar ele secar durante mais ou menos um dia, e é so vc planta com uma parte dele na superficie(pouca parte ,a ponta fina para baixo )e molhar durante periodos

    lembrando:ele prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.

    ResponderExcluir
  3. Daiane, vc já conseguiu germinar seu abacateiro? Se ainda não, posso te arranjar, caso vc more no RJ-RJ, um abacateiro já de quase 2 metros que germinou, do nada, na laje vizinha, numa casa sem morador. Dá até pena! Tão lindo e com os dias contados... Se eu pudesse, ficaria com ele, mas não tenho onde colocá-lo

    ResponderExcluir
  4. Moro na Suiça e trouxemos um abacate "manteiga" do Brasil, deixei a semente na água, criou raiz e plantamos (Abril 09). Como aqui é um país muito frio, no verão deixamos pra fora e qdo chegar entre outono / inverno trazemos para dentro de casa, junto a janela onde tenha bastante luz para ele! Neste último verão ele cresceu bastante com bastante flores, está aprox. com 1.45 mt. E assim que o inverno chegou trouxemos para dentro de casa e de repente as folhas começaram a cair agora ele está totalmente "pelado" :( A ponta dele está pretejando, nõ sei se devo cortar esta ponta preta ou não. Pensei como num cabelo...precisa-se cortar a ponta "estragada" para poder continuar a crescer. Porém li em um "forum" que se fizer isso pode "matar" por completo o abacate. Sinceramente estamos muito chateados. Como dentro de casa é muito seco, borrifamos toda a arvore 2x ao dia, apenas borrifamos. Por gentilzea, gostaríamos de maiores informações de como devemos proceder.

    ResponderExcluir
  5. EU TAMBÉM GOSTARIA DE SABER, MAS ESSE PROCESSO DE LEVAR A ARVORE PARA CASA ACHO QUE NAO É A MRLHOR IDEIA

    ResponderExcluir
  6. tente colocar lampadas que imitam raios solares. Sei que a Philips fabrica um tipo dessas lampadas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.