Breaking News
recent

Abacaxi

abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado. É conhecido também como ananás, como é chamado nos países de língua espanhola. Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes. O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas, se o cheiro está bom e se não existem manchas. O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro. O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país. No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez. Os principais países produtores de abacaxi são os Estados Unidos, o Brasil, a Malásia, Formosa, México e as Filipinas.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

15 comentários:

  1. Eu tenho uns pés de abacaxi em casa, qual o tipo de solo eles mais gostas.
    O solo ácido, o neutro, ou o solo alcalino?

    ResponderExcluir
  2. Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 as 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados desde que apresentem boa aeração e drenagem.


    Apesar do abacaxizeiro ser conhecido como planta resistente à acidez do solo, recomenda-se a calagem com o intuito de fornecer principalmente o magnésio, nutriente importante para o desenvolvimento da planta. A quantidade de calcário deve ser recomendada de acordo com a análise do solo, tomando-se o cuidado de não se elevar o pH do solo a valores superiores à faixa ideal da cultura (4,5 a 5,5), pois, isso acarretaria a redução da disponibilidade de certos nutrientes à cultura e favoreceria o desenvolvimento de fungos prejudiciais ao abacaxizeiro como os fungos do gênero Phytophthora. Recomenda-se realizar a calagem com cerca de 30 a 90 dias de antecedência ao plantio.

    ResponderExcluir
  3. Uma matéria tão importante como o conteúdo acima e infelizmente ainda existe pessoas que fazem tal comentário impróprio ao conteúdo. Não consigo compreender o ser humano, por ser ele de criação divina, a imagem do próprio criador dotado de todos os dons, e age com irracionalidade, porque, quando agredimos com palavras, atos e ações, tornamonos piores do que qualquer ser irracional e observando os seres irracionais, eles só agridem para sua própria defesa e até hoje desde a sua criação não mudaram nada no seu comportamento e nós? será que ainda não aprendemos nada desde a nossa criação? parece que não, porque observando o ser humano moderno, ele vem agindo com tamanha violência contra o seu semelhante que é impossível compreender se de fato nós somos seres racionais. se somos seres racionais, então por que agimos rapidamente com tamanha irracionalidade contra o seu semelhante, a imagem do criador? quanto vale a vida do seu semelhante? então, por que proferimos tantos palavrões? principalmente a matéria acima, de conteúdo excelente e importante?

    ResponderExcluir
  4. Aquele anônimo "desdedado" (porque desbocado não pode ser) disse exatamente o que eu queria dizer, se eu fosse menos educado. Eu só queria pegar um maldito abacaxi, enterrar em um vaso de planta e comer vários outros provenientes desse. Mas, agora sei que a coisa é séria. Existe toda uma ciência por trás de um mero abacaxi.
    Muito obrigado a vocês, por compartilharem esse conhecimento! No mais, vou continuar comprando abacaxi na feira mesmo...

    O anônimo que está falando em criação divina me preocupa. Espero que não esteja dando dinheiro para a Igreja Universal ou outras do gênero, embora pelo comentário pareça ser inteligente o suficiente para não cair nessa armadilha!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de deixar bem claro para esssa pessoa que comentou sobre dar dinheiro para igreja que ser Cristão é maravihoso. Quantas pessoas são curadas, liberta das drogas, prostituição entre outras coisas através da palavra de Deus que é pregada na igreja. Vc que comentou isso dÁ para notar que não lê a bíblia e não frequenta igrejas que tem compromisso com a palavra de Deus. Quero dizer a vc que realmente existem lobos vestidos de ovelhas pois JESUS já deixou isso para nos alertar. Já que não conhece a Deus quero deixar um recado que aqui na terra vai passar e a salvação é só por JESUS CRISTO. Não deixe o inimigo te enganar pois eu tambem pensava como vc e hoje vejo que não dá pra viver sem JESUS. Fique com Deus e eu te abençoo em nome de JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  6. eu pensava que era sobre abacaxi, já saiu pronografia e misturou até com igreja, caramba que fruta é essa?

    ResponderExcluir
  7. Bando de idiotas!
    Bhlerg...

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Iniciou com uma simples pergunta sobre o cultivo de abacaxi, mas isso criou dimensões surpreendentes, transformou-se numa calorosa discussão tendo como objeto as religiões cristãs atuais. Até hoje via o abacaxi como um(a) simples fruto(a); agora, porém, passo a valorizar muito este elemento, percebo que ele não tem somente uma função alimentícia,mas também um motivador de discussões sobre práticas religiosas da sociedade. Viva o abacaxi!

    ResponderExcluir
  9. Realmente o espetacular da vida é isso aí:-a maneira de vários inergumeros se unirem numa verdadeira humildade de reconhecer que um é igual ao outro, se mordendo, estraçalando, rompendo com todos os divinos ensinamentos de DEUS para sentirem superiores. Se houvesse uma lei que defendesse a presença de uma criança no ato de exumação de um cadaver a humanidade seria mais humilde e as guerras (bobas como essa) JAMAIS EXISTIRIA. ORA BOLAS, VÃO PLANTAR ABACAXI, SEM STRESS.

    ResponderExcluir
  10. Beleza, mas quantos abacaxi se planta por hectare?

    ResponderExcluir
  11. tily...raphael, vc e uma pessoa inteligente e estudada tbem, e com muitos conhecimentos, e continue fazendo esse papel tao bonito e importante que e levar a informacao a outros pessoas que precisam.Ha pessoas que nao entendem isso, e como diz o ditado nao podemos agradar gregos e troianos ao mesmo tempo, e sua resposta foi exata.E pessoas desagradaveis a gente esquece, sabe porque sao insignificantes, nao valem a pena.Mas lembre se que a milhoes de pessoas interessadas em apreender, e uma dessas pessoas esta exatamente neste momento a te escrever ,..Parabens pelo lindo trabalho..e continue por favor...aplausos p vc...

    ResponderExcluir
  12. laurindo tenmos ter sabedoria saber separa us asuntos abacaxi religeao eoatras bobagen

    ResponderExcluir
  13. QUEM FALOU QUE ABACAXI NA TEM NADA A VER COM RELIGIAO?
    OLHA O TEMA DE RELIGIAO QUE ABACAXI ESTA CRIANDO
    SERIA BOM QUE TODOS PASTORES COMENCASSE A PLANTAR ABACAXI ANTE DE FALAR AS BESTEIRAS QUE OUCO DA MINHA CASA VINDO DAS IGREIJAS VIZINHAS
    PENA QUE AS IGREIJAS CRESCEM RAPIDOS COME COGOMELOS E NAO COMO ABACAXI
    QUER VIRAR RICO LOGO?
    INVENTA UMA IGREIJA
    ( DESCULPA OS ERROS DE PORTUGUES GENTE
    SOU ITALIANO E NAO SOU PASTOR NEM CULTIVADOR)

    ResponderExcluir
  14. QUEM FALOU QUE RELIGIAO NAO TEM NADA A VER COM ABACAXI?OLHA DESDE QUE ALGUEM FALOU DE RELIGIAO
    QUE ABACAXI ESTA SI CREANDO.
    SERIA BOM QUE OS PASTORES DAS VARIAS IGREIJAS ANTE DE FALAR AS BESTEIRAS QUE OUCO DA MINHA CASA VINDO DAS IGREIJAS VIZINHAS PLANTASSEM ABACAXI E ESPERASSEM CRESCER.
    PENA QUE AS IGREIJAS ESTAO PROLIFERANDO COMO COGOMELOS E NAO COMO ABACAXI
    MAS TEM UM PORQUE
    QUER VIRAR RICO LOGO?INVENTA UMA IGREIJA E VIRA PASTOR
    UM MONTE DE CABROES IRAO ATRAS
    DESCULPA OS ERROS DE PORTUGUES GENTE
    SOU ITALIANO, NAO SOU PASTOR NEM COLTIVADOR
    ABRACOS A TODOS

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.