Breaking News
recent

Cereja - Dicas, Cuidados e florada


Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no género Prunus (Rosaceae).

Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, o Cherry e o Marasquino. As cerejas contém proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B, e C.

Quando consumida ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Como a cereja é muito rica em tanino, consumida em excesso pode provocar problemas estomacais, não sendo aconselhável consumir mais de 200 ou 300 gramas da fruta por dia.
O cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias. Necessitam de 800 a 1000 horas de frio para que possam produzir satisfatoriamente em áreas com Invernos frios e chuvas.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

31 comentários:

  1. Qual a cereja que normalmente encontramos no supermercado? Sua coloração vai do vermelho cereja ao roxo, muito saborosa, e aparece normalmente nas épocas natalinas. Qual seu nome científico? onde encontrar mudas no RS?
    Janaina /Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei a fruta no mercado e tirei a semente e coloquei pra secar , depois de seca cortei uma garrafa pet e fiz um vazinho e furei em baixo e coloquei areia fina de construção na garrafa cortada e peguei a semente de cereja e coloquei dentro da areia tem que regar pra não deixar a areia seca e so esperar forma a muda ,areia fina é umida e gelada.A minha cereja esta no vaso e estou orgulhosa dela porque essa semana ela começou florecer ela só tem 1metro de altura faz isso que vai da certo.da uma pesquisada na internete sobre fazer mudas de plantas e sementes com areia fina .

      Excluir
  2. Nome centífico Eugenia involucrata DC

    Nesse local você encontrará mudas, elas não serão muito barata, pois são uma árvore em extinção e ótima para corte, para fazer móveis.

    Endereço: Av Teresópolis, 2893 loja 13
    Bairro: Teresópolis
    CEP: 90870-001
    Cidade: PORTO ALEGRE - RS

    telefone:(51) 3339-1486

    ResponderExcluir
  3. Como plantar?? Li que as sementes precisam ficar na geladeira por um mes + ou -...mas gostaria de mais informaçoes.

    ResponderExcluir
  4. - Pelo que vi, a cereja precisa de muito frio para ser cultivada, então apenas no Sul do pais( lugar que tem maior concetração de frio na minha opnião) é possivel cultiva-las correto? Bahia nem pensar!

    ResponderExcluir
  5. É possível cultivar uma cerejeira em vaso? Ganhei uma muda, mas moro em apartamento e estou com medo que ela morra? Sei que é possível cultivar algumas árvores frutíferas como bnsais... o que me diz sobre a cerejeira? Desde já agradeço as informações que puder me enviar.

    ResponderExcluir
  6. o nome cientifico é prunus

    ResponderExcluir
  7. Por favor, poderia me informar qual o meio apropriado para plantar a cereja, adubo, poda etc...
    pois eu sei plantar flores e todo o processo de desenvolvimento, mas eu não sei se o mesmo modo aplicado nas flores se aplicam em arvores frutiferas.
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Ola, já li em vários artigos que a cereja só produz em clima frio, acontece que tenho em uma propriedade na região litoranea do Paraná três árvores que produzem cerejas pretas e não são as chamadas cerejas do mato e sim aquelas bem redondinhas com casca preta e que produzem muitos frutos no mes de novembro, como resolvi fazer algumas mudas gostaria que alguém me informasse quanto tempo leva para a planta começar a frutificar. As mudinhas se formaram rapidamente sem precisar fazer nada com as sementes a não ser plantar direto na terra da mesma forma de se planta palmito, coloca-se na terra empurre um pouquinho para que ela afunde e cubra com uma camada bem fina de terra e deixe em lugar sombreado, elas brotam rapidinho.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se será possível cultiva cerejeira no meu jardim,moro em sp no verão é bem quente.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. ola sou carina e gostaria de saber quanto tempo a CEREJEIRA dura???
    .......

    ResponderExcluir
  11. Galera isso é urgente!!!!!! Eu qro muito uma arvore de cerejeira! eu sou sujeito homem. Mais eu me sinto emocionado quando vejo uma avpore dessas. Galera eu preciso saber onde eu consigo uma arvores dessa aki em Paraguá, por favor me contem. E eu tambem qro saber se ela nace e da flor aki na minha cidade. Se eu conseguir eu n qro q ela morra nunca. Se n eu vou chorar muito. Oubrigado pela atenção xau pessoal.

    ResponderExcluir
  12. essa cerejinha que vende em supermercado, que não parece cereja de verdade, desculpe chateá-los mas aquilo é um tipo de GELATINA... descobri isso a pouco tempo me desiludí...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  13. ola!!!
    Gotaria de saber se a cereja que compramos no supermercado na época de natal,pega de galho ou semente?

    ResponderExcluir
  14. Olá, moro em sp e acabei de comprar uma cerejeira, mas não sei como cultivá-la... Gostaria de saber algumas dicas...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Ela é feita muda atravéz da enxertia. Platar uma semente e faze-la brotar é uma tarefa dificílima, e requer práticas milenares. Como choque térmico na semente, e rega nas proporções corretas.

    O melhor mesmo é comprar uma muda já desenvolvida, e enxertada.

    Att.

    ResponderExcluir
  16. Posso plantar sementes de cereja no nordeste ?

    ResponderExcluir
  17. Como plantar uma cerejeira? Qual o melhor local e região brasileira para o plantio?

    ResponderExcluir
  18. O nome científico da cereja que compramos no mercado na época do natal é prunus avium. É muito difícil cultivá-la porque a espécie necessita acumular de 800 a mil horas de frio para quebrar a dormëncia da planta e produzir frutos satisfatórios.

    ResponderExcluir
  19. moro em pouso alegre minas gerais, onde posso encontrar mudas de cereja mais proximo, pois gostaria de plantar em minha chacara

    ResponderExcluir
  20. Olá, estou com algumas sementes de cereja e quero planta-las, mas moro em São Paulo e como ouvi dizer que ela nescessita de frio??? Gostaria muito de saber se elas irão germinar e crescer? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  21. TIREI A GEMA DO CAROÇO COLOQUEI NO ALGODAO DENTRO DE UM VIDRO TAMPADO , O ALGODAO MOLHEIE COM ADUBO FOLHAR PARA ORQUIDEAS APENAS UMIDO . A MAOIRIA BROTOL MAS APENAS OITO DE VINTE E UM SOBREVIVEL.ANTES DE TIRAR A GEMA LIMEI AS ESTREMIDADES FINAS ATE CHEGAR NA GEMA,DEIXEI O VIDRO NO ORQUIDARIO TROTEGIDO DA LUZ DIRTERTA E RECEBENDO LUZ ATRAVES DO VITRAL DO ORQUIDARIO.FUREI A TAMPA DEPOIS QUE BROTOU UMA SEMANA TRANSFERI P VASO NO ORUIDARIO NO MESMO LUGAR TIREI DO ORQUIDARIO APOS DOIS MESES

    ResponderExcluir
  22. Olhem, plantei as sementes de cerejas importadas que comi no supermercado Pão de Açucar e todas brotaram, sem problemas (acho que essas são chilenas) - em Campinas - Sp
    As melhores são as espanholas. Você come sem parar. Claro que eu as comi na Espanha.

    As folhas são muito bonitas acho que dá uma bela árvore ornamental.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber se é possível cultivar a creja no nordeste do Brasil? Pois moro em Natal/RN uma cidade litoranea e muito quente;como gosto muito desta fruta pensei como cultiva-lá aqui,acha que é possível?
    meu e-mail lenilcecavalcanti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. vai pa puta que
    paril

    ResponderExcluir
  25. nao entendi nada um diz nao direto na terra outro no copo que que faco

    ResponderExcluir
  26. porfavor estou louca atras de uma muda de cereja americana mas a maioria dos sites so vendem sementes e se mão vingar vc fica no prejuijo eles não tão nem ai pofavor se alguem souber me de um toque se for seguro meu nome e eidy meu email e edileuzabenedito@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  27. Olá, visitei minha irmã em
    São Paulo e comprei cerejas �� americanas, guardei as sementes e quando retornei a Manaus as plantei, nasceram todas e as mudas estão muito bonitas o clima
    Aqui é bem quente e úmido, chove bastante...será que elas vão produzir? Porque as plantas estão lindas

    ResponderExcluir
  28. Olá, visitei minha irmã em
    São Paulo e comprei cerejas �� americanas, guardei as sementes e quando retornei a Manaus as plantei, nasceram todas e as mudas estão muito bonitas o clima
    Aqui é bem quente e úmido, chove bastante...será que elas vão produzir? Porque as plantas estão lindas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.