Breaking News
recent

Como cuidar de sua orquídeas



Orquídeas epífitas, que não enraizam no solo, mas se fixam a troncos e outras estruturas, representam hoje mais de 90% de todas as espécies de orquídeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupículas (de crescimento em cima de pedras). Gostam, de maneira geral, de luz e regas moderadas.
As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo e seu comércio movimenta grandes somas de dinheiro todos os anos em um mercado crescente. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados. A Phalaenopsis principalmente, por ser uma planta conhecida por se adaptar bem em apartamentos.
O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais (como a Cattleya e a Phalaenopsis) é, ao contrário do que se pensa, uma tarefa relativamente fácil, se respeitadas as regas semanais, os critérios de exposição de luz (na maioria dos casos, luminosidade de 50%, a chamada meia-sombra e nunca sol direto) e a adubação periódica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta.






Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e ainda em madeira ou mesmo em árvores, terra ou pedra, dependendo da espécie. Podem florir, em sua maioria, uma vez ao ano, quando tratadas de maneira correta.
Mudas podem ser nutridas com uma colher de chá de farinha de osso a cada mês nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento.
Os híbridos são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies "naturais". Incontáveis cruzamentos de gêneros ou espécies geraram inúmeros híbridos.
Em sua maioria, orquídeas não toleram água em demasia mas geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob pena de encharcar as raízes e matar a planta.
É fundamental o arejamento das raízes, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, e não o pó deste. Dois anos é o tempo médio de vida útil do substrato, o qual deve ser substituído após esse período.
O pó de xaxim é normalmente usado apenas quinzenalmente sobre o substrato (salpicar uma colher de sopa). Há ainda outros substratos como a fibra de coco prensada (coxim), o esfagno, etc.
Para uma boa drenagem 1/3 do vaso deve ser preenchido com caco cerâmico. Por este motivo também é comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos de plástico transparentes, que facilitam o contato da luz com o rizoma e acentuam o arejamento deste. A drenagem pode ser feita mantendo o vaso ou placa de xaxim pendurado por arames e pendendo numa inclinação de 45 graus. De maneira geral, plantas penduradas estão mais protegidas de doenças e pragas.
Uma planta florida pode permanecer dentro de casa, perto de uma janela com boa fonte de luz, sempre evitando o sol direto. Durante esse período, deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade ambiente, mas com rega bem moderada e jamais molhando as flores.
Após o fim da floração, pode-se fazer a retirada manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo.







Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

11 comentários:

  1. Moro em uma área com muitas árvores raras e orquideas que nascem do nada.Peguei uma e coloquei em uma lata de tinta pois no momento não tinha vaso, nunca mudei ela da lata e continua dando flores.Gostaria de saber o porquê e se eu tirar da lata e colocar agora no vaso apropriado se ela não vai morrer, pois está linda, cheia de flores.

    ResponderExcluir
  2. pauli_nhofilho@hotmail.comterça-feira, dezembro 29, 2009

    ola gostaria de saber se devo podar as folhas
    das orquidias que ja deram frores

    ResponderExcluir
  3. ola tenho dois tipos de orquideas roxa e branca gostaria de saber como devo cuidar delas . aorquidea branca as flores ja estão murchando meu contato e edna.checa@hotimail.com aguardo resposta desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  4. eu moro em porto alegre no rio grande do sul
    e a temperatura aqui chega até mesmo a 0 grau
    as vezes , gostaria de saber como fazer para cultivar uma bela orquídea e como fazer com que a mesma venha a florecer com sucesso !!!!!!

    ResponderExcluir
  5. SONIA R. R., SEMPRE GOSTEI MUITO DE FLOIRE, POREM Ñ TENHO SORTE EM CULTIVAR ORQUIDIDEAS, COMO DEVO PLANTARE REGAR AS MESMAS: TODOS OS DIAS, DIA SIM DIA Ñ, COMO É ISTO, DE DOIS VASOS SO UMA FLORECEU MUITO MICHURUCA AINDA.CONTATO. SONIA.REGINADOSREIS71@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Plante-a em um xaxim artificial de palha de coco. Em vasos Orquídeas ficam muito limitadas e o solo (terra) fica muito pobre.

    Fica dada a dica,esperamos ter lhes ajudado.

    ResponderExcluir
  7. tenho 16 tipos de orquideas mai não sei cono cuidar da melhor maneira são tantas dicas qu encontro nos site que fico mei comtubarda tenho medo de fazer algo de errado e elas morreren ou acomtecer algo semelhate

    ResponderExcluir
  8. Depois q as orquideas florescem o q faço com o pendão q fica? posso corta-lo
    obrigada.

    ResponderExcluir
  9. por favor se alguem puder me ajudar ,,,ganhei quatro mudas de orquidea de mato não sei como planta-la ai marrei num tronco mais tenho medo de perdela pois so estão na raiz,,pois é daquela que grudam no tronco por favor me ajudem e amarrando elas em cada raiz eu amarrei com um pedaço de espuma pra mantela umida e so molho elas a noite o que eu estou fazendo é o correto?ja que eu não sei qual é o nome da orquidea???lidiagalvao2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá ganhei orquideas brancas e não sei como cuidar, meu amail jelss.lima@gmail.com, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Falaram falaram e não disseram nada?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.