Breaking News
recent

Cultivo de violetas

As violetasOriginária da Tanzânia, as Violetas são plantas fáceis de cuidar.Enfeitam colorindo, graças as cercas de seis mil espécies já catalogadas.Cuidar de violetas é atividade comum e gratificante.
CultivoEmbora os vasinhos de plásticos sejam mais charmosos e há quem tenha sucesso até com o cultivo em xaxins, as violetinhas vão bem mesmo em vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade que pode até apodrecer as raízes da planta. Deve ter um furo na base, para a drenagem da água das regas. Antes de receber a muda, é conveniente mergulhar o vaso em algumas horas para com as paredes úmidas, assim o material não roubará a umidade do solo. Faça uma camada de drenagem no fundo do vaso, colocando um pedaço de cerâmica sobre o orifício e encha o vaso com a terra. Pode ser usada uma mistura com duas partes de terra de jardim, duas de terra vegetal e uma vermiculita. Plante a muda, centralizando a raiz e molhe até a água escorrer para o prato. Jogue o liquido fora e regue novamente.A terra em que estiver plantada não deve ser encharcada, pois o excesso de água provoca o apodrecimento das raízes. As raízes das violetas são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade, com boa aeração. Recomenda-se um pH em torno de 5,5 até 6,5.O plantio das matrizes e mudas não deve ser muito profundo, pois isso provoca o apodrecimento da planta.O melhor é fazer uma pequena cavidade com o dedo e introduzir uma folha sadia, sem enterrar. Essa folha será a matriz que irá originar as mudas. Quando isso começar a acontecer, torna-se necessário retirar a folha matriz para forçar o crescimento independente.As flores de violetas necessitam de vários elementos químicos. A parte básica da adubação são os macronutrientes: Nitrogênio, Fósforo e Potássio.As aplicações de adubos são necessários, durante todo o ciclo (ex. nitrato de cálcio, uréia e nitrato de potássio).O melhor local é aquele com boa luminosidade, mas sem incidência direta dos raios solares. A temperatura ideal para as violetas varia de 22 a 24 graus centígrados - o mínimo é 15 graus e o máximo 30. Com pouca luz, elas não florescem; com muita, são capazes de florescer, mas suas folhas ficam queimadas nas bordas. A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas em torno de 25 graus C formam o ambiente ideal para a planta. Se for colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é ir virando o vaso, semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido.
CuidadosA violeta também é susceptível a algumas pragas (tripes, ácaros, etc.)Se sua violeta apresenta alguns sintomas, a resposta pode ser a seguinte:Manchas queimadas: alto nível de E.C., intoxicação por produtos químicos.Amarelecimento das folhas: índices de luz, baixo nível dos principais macronutrientes.Folhas com manchas brancas/amarelas: água com temperatura inferior a 21ºC, principalmente no frio.Manter o vaso no prato, em lugar fresco, com luz indireta.O maior pecado é molhar a copa e as folhas da violeta. Para que não apodreçam, o melhor é colocar água no pratinho. Cuidado, no entanto, para não afogá-las, já que respiram pelas raízes. No verão, molhe duas vezes por semana e no inverno, uma vez só. A cada mês, faça uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que concentram sobre o solo prejudicando-o. Importante: ferva a água ou deixe descansando um dia para que o cloro, tão odiado pelas violetas, evapore.Para a adubação, alterne os fertilizantes orgânicos (origem animal ou vegetal, como esterco e farinhas de osso e de peixe) com os inorgânicos (derivados do refino do petróleo ou de extrações minerais). O NPK (nitrogênio + fósforo + potássio) é um fertilizante inorgânico apreciado por essas plantas. Vem no teor desejado e você pode optar pela composição 10-10-5.A temperatura ambiente é aceitável até um mínimo de 18 graus centígrados.
ReproduçãoPara fazer a propagação, há vários métodos. Um bem simples, que pode ser feito com plantas de mais de uma copa, consiste em deixar secar a terra do vaso e depois remover a touceira. Divida-a em partes menores e replante num outro recipiente. Mesmo sem raiz, a muda poderá ser plantada e dará origem a uma nova violeta.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

10 comentários:

  1. adoro as violetas
    elas dao mais alegria a minha casa
    mas elas nao duram muito tempo

    ResponderExcluir
  2. excelente explicação,bem detalhada ,parabéns! e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. as minhas estao dimuindo as flores. existe um ciclo para as violetas florir novamente?

    ResponderExcluir
  4. adoro plantas as violetas são lindas....

    ResponderExcluir
  5. tenho violetas com flores que ficam na area de serviço e recebem sól atraves dos vidros.

    ResponderExcluir
  6. E muito bem explicado,mas tudo muito tecnico teta explicar na teoria

    ResponderExcluir
  7. EU TAMBEM ADORO MINHAS VIOLETAS ELAS SAO MINHAS FOFUXAS ENFEITAM MINHA CASA DANDO UM COLORIDO TODO ESPECIAL

    ResponderExcluir
  8. VIOLETAS SAO LINDAS DEMAIS ADORO SUAS CORES

    ResponderExcluir
  9. minhas violetas sempre morrem, nao importa oque eu faça... vou desistir das flores e comprar cactos :)

    ResponderExcluir
  10. Posso realizar o plantio de sementes de flores que trouxe do Hemisfério Norte na mesma estação recomendada para o plantio? Exemplo: se o plantio das sementes deve ser realizado em Março (inicio da primavera) aqui deve ser realizado em Setembro? Grata,

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.