Breaking News
recent

Cajá - Manga


Nome Científico: Spondias dulcis Forst. (S. cytherea Sonn.)

Família: Anacardiaceae

Origem e dispersão: é originária das Ilhas da Sociedade (Oceano Pacífico), foi introduzida na Jamaica em 1872, chegando ao Brasil, provavelmente, a partir de Caiena, encontrando-se disseminada nos estados do nordeste.

Características: é uma árvore que atinge até 20 m de altura. O fruto é uma drupa elipsóide, tem formato cilíndrico com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro e peso até 380 g, casca amarelo-ouro ou pardacenta. Quando maduros apresentam polpa agridoce e ácida com endocarpo revestido de espinhos irregulares.

Propagação: a propagação pode ser feita através de semente ou estacas de ramos.

Variedades: não são conhecidas. Em Jaboticabal foi introduzido um tipo de fruto menor e de porte anão.

Utilização: os frutos são consumidos ao natural ou utilizado para confecção de sucos, geléias e compotas.

Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 17/03/2006
Fonte: Livro Frutas Exóticas
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Um comentário:

  1. ola!
    eu tenho um pe de caja manga anão em casas que esta cheio de frutas, eu queria plantar mais um, me falaram que eu podia plantar a partir da semente ja que ela é anã eo porte é pequeno e não precisa fazer enxerto. vc sabe me dizer se é so colocar a semente na terra, ou precisa fazer mais alguma coisa?
    obrigado,
    felipe

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.