Breaking News
recent

Características do melância

Nome popular: melancia

Nome científico: Citrullus vulgaris Schrad

Família botânica: Cucurbitaceae

Características da planta: Planta de caule rasteiro e ramificado. Folhas ovais, divididas em 3 lobos, apresentando estruturas em espiral presas ao caule, denominadas "gavinhas" Flores pequenas, de coloração amarelo-esverdeada.

Fruto: Arredondado ou alongado, de casca lisa, verde ou rajada por manchas amareladas. Polpa abundante que varia de cor: branco-rósea, amarelada, avermelhada ou purpúrea, com as sementes avermelhadas ou pretas.

Cultivo: Por sementes, em agosto nas regiões de inverno rigoroso, c em qualquer parte do ano nas demais regiões. Prefere solos sílico-argilosos, profundos e ricos em matéria orgânica. A colheita é feita cerca de 100 dias após plantio.

Tratos Culturais: Capina (limpa do mato), controle de formigas cortadeiras, pulverizações se necessário e colheita.

Pragas e Doenças: As pragas mais comuns na cultura da melancia são: os percevejos, os pulgões e a vaquinha, além de outros insetos cortadores como as formigas. Por se tratar de uma cultura de ciclo rápido são poucas as doenças que atacam a cultura destacando-se na região do agreste de Itabaiana o oídio, a antracnose, que ataca o caule, as folhas e os frutos apodrecendo vários órgãos da planta. Tanto os insetos como as doenças devem ser combatidos com supervisão de um profissional da área agrícola.

Colheita: Ocorre de 90 à 120 dias após a semeadura. Há várias formas de se conhecer quando a melancia está madura, uma delas é quando o talo (gavinha), que fica próximo ao pendúnculo do fruto, torna-se seco. Outra forma é o batimento na melancia com o dedo(as melancias verdes emitem um som metálico e as maduras em som oco).

Crimson Sweet: Cultivar de formato redondo, pesando 11-14 kg, casca verde-clara com estrias verde-escuras. Apresenta ótima resistência ao transporte e destaca-se pela excelente qualidade de polpa, firme, de sabor muito doce e coloração vermelha-intensa. Variedade produzida e embalada no exterior sob criterioso controle de qualidade.

Eureca: Melancia híbrida com planta vigorosa e boa cobertura foliar. Frutos grandes, uniformes (com baixíssimo percentual de frutos ocos), ligeiramente ovalados, pesando aproximadamente 12-14 kg.

Georgia: Híbrido de formato arredondado muito uniforme e peso médio entre 12 e 13 kg, com ciclo de 85 a 90 dias. Sua casca é verde escura com estrias verdes claras.

LITERATURA CITADA
Revista “Bio TECNOLOGIA” ano II ;#9;Julho/agosto de 1999
www.biotecnologia.com.br
www.usseedless.com
Data Edição: 20/01/2006
Fonte: TodaFruta
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.