Breaking News
recent

Castanha do Caju

O caju é segunda fruta com maior área plantada no Brasil, ocupando uma área de 704 mil hectares, perdendo da laranja, que ocupa mais de 803 mil hectares e ganhando da banana, que ocupa mais ou menos 505 mil hectares.

As lavouras de cajueiros estão concentradas no Nordeste, principalmente nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte e do Piauí, em regiões muito secas e de terras arenosas, nas quais o cajueiro tem extraordinária adaptação.

Uma curiosidade a respeito do caju é que aquilo que chamamos de fruta é na verdade o pedúnculo, ou seja, o talo que prende a fruta ao galho e que, estranhamente, no caju é carnudo, saboroso e aromático. O fruto propriamente dito é o que nós chamamos de castanha de caju, cuja produção, aliás, é a principal finalidade das lavouras, uma vez que mais de 90% dos cajus-fruta não são aproveitados, apodrecem na roça, debaixo das árvores.

O cajueiro é nativo do Brasil e ocorre naturalmente não apenas no Nordeste como também nas regiões de cerrado do Brasil Central e da Amazônia e o seu cultivo através das modernas técnicas de desenvolvidas pela Embrapa oferece ótima produtividade e abre perspectivas de retomada de espaço no mercado internacional, hoje dominado pela Índia, porque estudos feitos junto aos consumidores do Primeiro Mundo mostram que a castanha de caju é a mais apreciada entre todas as nozes e amêndoas.

Data Edição: 29/01/2007
Fonte: Jornal Entre Posto
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.