Breaking News
recent

Cherimoya

Nome científico: Annona cherimola Mill

Família: Annonaceae

Origem e dispersão: Nativa na região andina do Peru e Equador. Produzido atualmente na Espanha e Califórnia e outros países.

Clima e solo: É considerada como subtropical, desenvolvendo-se bem em regiões livres de geadas.

Propagação: A propagação por enxertia é a preferida, utilizando-se de porta-enxertos dela mesma ou de outras anonáceas. O principal problema para um cultivo é a ocorrência da baixa frutificação, devido à má polinização, pois há pouca atratividade a insetos e autopolinização, esta devida à maturação dos órgãos masculinos e femininos em períodos diferentes. Polinização artificial, feita manualmente, é recomendada e usada em vários países.

Variedades: Fino de Jete, Campa, Golden Russet são algumas variedades comerciais. Muitas outras existem, baseado nos tipos dos frutos.

Utilização: É considerada como uma das três melhores frutas do mundo, junto com o mangustão e o abacaxi. É consumida usualmente ao natural, mas sua polpa pode ser adicionada a sorvete, iogurte e doces. Também é excelente para mistura com bebidas, como o vinho branco e com limão e gelo para se fazer um excelente refresco, como é usual na Colômbia.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 20/03/2006
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.