Breaking News
recent

Hortas recicláveis em Tietê (Interior de Sp)


Nesta segunda-feira, dia 05, foi implantada no recinto da FAIT a primeira horta aérea que reutiliza pneus de Tietê. A iniciativa partiu dos secretários Humberto Bortoleto de Arruda, Odete Forlevese de Almeida, Sulleiman Schiavi Nicolosi e Antônio Carlos Paludeto que, depois de reuniões realizadas no final de junho, definiram a horta aérea pneumática como alternativa para dar destinação adequada ao material no município.

Conforme ressaltou Bortoleto, hortas desse tipo são de fácil confecção e como os pneus são dispostos verticalmente impede a contaminação do alimento ao mesmo tempo em que se facilita a manipulação e cultivo, uma vez que a horta pode ser adaptada à estatura de seus usuários.
De acordo com Sulleiman, a horta piloto construída na FAIT servirá de modelo para as demais que o secretário pretende instalar nas escolas da rede municipal:
“Na Emeb. João Marcos, por exemplo, as aulas são no período integral e o currículo escolar contempla oficinas de culinária. A horta pneumática será, nesse contexto, um ganho enorme aos estudantes, pois permitirá que eles interajam diretamente com os alimentos, aprendendo noções de nutrição, higiene e também de meio ambiente” – afirmou o gestor em educação.
Já a secretária de Saúde, Odete, acrescentou que a implementação de tais hortas também responde aos problemas de saúde e ambientais decorrentes do descarte inadequado do pneu, material sabidamente poluente: “Não é permitido queimar pneus, uma vez que o gás resultante da combustão do material é tóxico. Tão pouco é ideal deixá-los depositados em aterros de lixo, jogados em vias públicas ou até mesmo empilhados em quintais e terrenos baldios. Nestes locais os pneus se tornam o ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de doenças.” – explicou Odete.

Tendo em vista, portanto, a educação, a questão ambiental bem como a de saúde pública o grupo composto também pela diretora das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Raquel de Almeida Coan, Ana Maria Madureira, Andréia Civitella e Eliana Beneton, ficaram satisfeitos com o lançamento da horta piloto e apostam na iniciativa como solução de diferentes demandas para Tietê.
Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.