Breaking News
recent

Mamey

Nome científico: Calocarpum sapota Merr. (Pouteria sapota)

Família: Sapotaceae

Origem e dispersão: Originário do México e América Central. Comum em Cuba, Norte da América do Sul e nas Índias Ocidentais. Nos países de origem, tem certa importância como fruta atrativa, de alto valor alimentar e adaptação às condições climáticas tropicais da região. Foi introduzido na Flórida e aí ganhou importância pela procura pelos cubanos e outros latino-americanos. Em 1985, foram trazidas, da Flórida, mudas e sementes de mamey, dentro do projeto de introdução e avaliação, da FCAV, em colaboração com o Cenargen, Embrapa.

Clima e solo: O mamey adapta-se a climas tropicais, sem ocorrência de geadas.

Propagação: O único método de propagação que vai bem para o mamey, é a encostia.

Utilização: Os usos mais comuns do mamey, em seus países de origem ou nos quais é cultivado, são o consumo fresco ou batido com leite. A polpa do fruto também pode ser usada para fazer sorvete, geléia e cremes. Da semente, pode ser obtido um tipo de chocolate amargo. Pelo seu alto valor alimentar e pela produção ao longo de 6 meses do ano, o mamey seria uma fruta excelente para plantio em pomar caseiro e tem alguma perspectiva comercial.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 20/03/2006
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

A Tv Boituva (lançada no dia 01 de maio) é um portal de vídeos, fotos, notícias e informações que tem o objetivo principal formar, informar e entreter. Temos uma equipe completa e equipamento de filmagens em Alta Definição possiblitando assim materias de maior qualidade para ser aprensentados e transmitidos em nosso portal Tv Boituva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.