Breaking News
recent

Manga

Nome científico: Mangifera indica L.

Família: Anacardiaceae

Origem e dispersão: Índia e Burma. Nestas regiões há outras espécies de Mangifera. Foi distribuída para muitas outras regiões tropicais. No Brasil chegou pelos portugueses, os quais a levaram também para a África.

Clima e solo: É uma planta tipicamente tropical, que se adapta a locais com inverno sem geadas e períodos secos, o que é importante para sua produção.

Propagação: Vegetativa, via garfagem ou borbulhia. Como porta-enxerto são mais usadas a Rosinha (Coquinho) e a Espada, mas outras, resistentes à doença seca-da-mangueira foram selecionadas pelo I.A.C. de Campinas.

Variedades: Na Índia já foram descritas mais de mil variedades. No Brasil são plantadas comercialmente algumas variedades de origem americana, como Tommy Atkins, Keitt, Palmer e Haden. Mais de 200 variedades nacionais existem, algumas com excelentes qualidades, como a Bourbon.

Utilização: Consumida como fruta fresca, mas adequada ao processamento em calda, suco, nectar, geléia, “chutney” e muitos outros produtos. É uma fruta rica em nutrientes e Vitamina A.


Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)

Data Edição: 20/03/2006
Fonte: Livro de Frutas Exóticas

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.