Breaking News
recent

Seriguela


Seriguela, siriguela, ciriguela ou ciruela (Spondias purpurea) é o nome de uma árvore das anacardiáceas e também do seu fruto. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até 7 metros. Originária das Américas (Central e do Sul), é bastante comum na Região Nordestina do Brasil.

Origens e habitat

A serigüela encontra-se no sul do México, América Central, Antilhas, Brasil (Cerrado e Caatinga), do nível de mar a 1200 metros de altitude. Tem ocorrido exemplares desta árvore em cidades do estado do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, sendo encontrada inclusive no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal. A região sul do Ceará é hoje a maior produtora de serigüela no Brasil.

Cultivo


Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. Sendo lavoura permanente, e de uso pouco difundido, não há apreciação econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.

A seriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo multiplicada por estacas de 30 a 50 centímetros de comprimento e de 7 a 12 centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semi-árido nordestino compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

Fruto

É uma drupa elipsodial de cor laranja-avermelhada e até amarelada quando maduro, com 2,5 centímetros a 5 centímetros de comprimento e 15 a 20 gramas de peso. A camada de polpa é fina, com cerca de 3 milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecido com o cajá, mas ao contrário deste é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rico em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro, a cirigüela possui ainda outras vitaminas como A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência e a diminuição dos glóbulos brancos.

Raphael Chespkassoff

Raphael Chespkassoff

Publicitário, fotógrafo e amante da natureza. A ideia deste blog é realizar a troca de experiências e informações.

2 comentários:

  1. gostei muito das imformações sobre a seriguela,gostaria de saber, caso plante em um vaso ela dara frutos e qual o volume do vaso

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.