Breaking News
recent

Flor de uvaia


Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-setembro e no extremo sul em novembro-dezembro. Os frutos iniciam a maturação em setembro, prolongando-se até o final de janeiro.
Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida despolpá-los manualmente em água corrente dentro de uma peneira. Após a separação das sementes deixá-las secar à sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 1.170 unidades. Sua viabilidade é curta, não ultrapassando 60 dias.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

14 comentários:

  1. Eu tenho um pé de uvaia no vaso, quanto tempo demora para ela dar fruta?

    ResponderExcluir
  2. Deixe a sua pergunta e o seu email, entre 1 ou dois dias ela será repondida

    Aguardo suas perguntas

    ResponderExcluir
  3. Um pé de uvai demore cerca de 5 anos para começar a frutificar, essa é uma árvore muito usada para reflorestamento de áreas florestais destruídas pela ação do homem.


    Aguardo mais perguntas

    ResponderExcluir
  4. elizabeth brando pedrottiquarta-feira, setembro 23, 2009

    a arvore de uvaia e muito grande.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um pé de uvaia no vaso, já tem mais de 5 anos, porém nunca deu fruta.
    Gostaria de orientações, como cuidar, qdo podar, etc ?
    Fico no aguardo,
    Obrigada.
    Audrey
    dinha.sc@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou professora de uma escola particular e para as crianças comemorarem o dia da árvore e resgatar essa fruta que fez parte de minha infância plantei com as crianças em 22/09/09, agora estou preocupada por não saber quanto tempo ela leva para brotar.
    Se você puder me responder, agradeço.
    Rosana
    ro_cja13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Plantei uma muda de uvaia ja faz uns 7 anos. Faz 3 anos que esta dá flor, mas não vinga nenhum fruta, cai todas as flores. O que posso fazer para essa situação mudar? Seria adubação, polinização.... Você poderia me ajudar?? Obrigada Adriana

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, meu email é: adrimaria_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tenho uma árvore de Uvaia, ela já tem mais de 6 anos e floriu apenas uma vez e nunca deu uma fruta sequer. Ela aparenta estar com boa saúde, ficou muito alta. Está em lugar com boa quantidade de sol e outras árvores ao redor estão produzindo normalmente. HELP!

    Outra pergunta: É verdade que a Murta transmite doenças como ferrugem e pulgão?

    sauloml@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. ganhei uma semente de uruvaia em agosto de 2010,será que ja ta ceca pra plantá?só mineira e não conhecia essa fruta tão saborosa...me ajudem porfavor

    ResponderExcluir
  11. Comprei uma muda de uvaia no CEASA de Campinas de +/- 80cm há mais ou menos 6 meses (em setembro). Plantei em um vaso grande e aos poucos ela foi crescendo alguns galhos e já teve pouquíssimos frutos. Com essa época de chuvas no fim do ano ela começou a envergar (ela tem caule bifurcado) e como precaução semana passada coloquei um cabo de vassoura do lado para sustentá-la mais ereta. O problema é que essa semana ela começou a perder muitas folhas. Aparentemente não tem nada nela, nem fungos, nem nada. Nenhum cachorro urina nem ninguém mexe, pois fica no meu quintal. O que pode ser? Todo mês coloco um fertilizando, aqueles de misturar, mas não lembro qual exatamente. Será que tem a ver por eu ter enfincado o cabo de vassoura próximo ao pé? Será que é o normal da época? Não estão caindo folhas novas não, só as mais antigas.

    Dennis - dghiraldelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Preciso de ajuda urgente!!!
    Plantei uma muda de uvaia em um vaso de +/- 60x60. Isso foi em outubro. De lá pra cá ela foi crescendo, ramificou-se bastante... deu uns 6 frutos bem pequenos (deve ter sido a 1ª vez que saiu frutos). Tudo ía bem até que nessa semana começou a cair bastante folha. No próprio pé as folhas parecem estar mais ressecadas, mas não ficam amareladas. O que será que está acontecendo? é normal cair folhas assim? Será que é enxarcamento? mas sempre que molho escoa água pelos furos em baixo. Quem souber algo me ajuda antes que ela seque mais. dghiraldelli@hotmail.com - Dennis

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Moro em Pirapora no Norte de minas gerais (com temperaturas bem altas). Você acha que Uvaia frutificaria em minha região?
    Att.
    jansley16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá , bom dia. Eu tenho um pé de Uvalha de 3 metros em meu terreno. Ele é fruto de uma das pescarias do meu falecido pai. O pé tem mais ou menos uns 15 anos, no inicio dava frutos que era uma beleza, mas já faz uns 5 anos que já não produz mais. Já fiz de tudo prá fazer produzir de novo mas sem sucesso, fiz poda na época certa, mudei a terra também. Aqui onde moro é Curitiba. O clima é muito estável, a região por ser próxima da serra do mar é bem incerta, mas geralmente umida , bem temperada, de clima variando sempre entre 15 e 26 graus aproximadamente. Gostaria de saber se a poda é feita mesmo nos meses de agosto como vi e já fiz, e se há alguma dica de adubação e ou outro recurso que possa providenciar para fazer que produza de novo. Meu email é (elt_rodmaia@hotmail).com. Ficarei muito feliz e agradecido se alguém puder ne ajudar. Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.