Breaking News
recent

Laranja

A laranja é o fruto produzido pela laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae. A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.
O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido. Freqüentemente, esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo. As pevides (pequenos caroços duros) são habitualmente removidos, embora possam ser utilizados em algumas receitas. A casca exterior pode ser utilizada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor. A camada branca entre a casca e as gomas, de dimensão variável, raramente é utilizada, apesar de ter um sabor levemente doce. Recomendada para "quebrar" o sabor ácido da laranja na boca, após terminar de consumir o fruto.
A laranja doce foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países, especialmente nos Balcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno é portocala e portogallo com diferentes grafias nos vários dialectos italianos .
Valor nutricional

Laranjas
Cada 100 gramas de laranja (Citrus x sinensis) contém:
Calorias - 65kcal
Proteínas - 0,6g
Gorduras - 1g
Vitamina A - 195 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 135 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 150 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,25 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 48 mg
Cálcio - 45 mg
Potássio - 36 mg
Fósforo - 21 mg
Sódio - 13 mg
Enxofre - 11 mg
Magnésio - 8 mg
Cloro - 2 mg
Silício - 0,45 mg
Ferro - 0,2 mg
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

15 comentários:

  1. Quais são os dias de colheita e como as laranjeiras estão em agosto?

    Se souber a resposta, por favor le pesso que me envie um email

    grato

    Krystopher Andrade

    krysneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. quanto tempo deixar a semente secando e qual e a epoca serta para plantar

    ResponderExcluir
  3. minha laranjeira sempre dá frutos pequenos, e esta caindo as flores e também esta com uma doença tipo um fungo cinza grudado no caule e nos galhos, a fruta ta bem azeda podem me ajudar por favor. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Pretendo fazer um pequeno pomar de laranja, queria saber o custo e os riscos do plantio. Como também a época certa para se plantar e o preparo da terra.

    ResponderExcluir
  5. Sou Engenheiro Agrônomo e minha tecnica afronômica foi desenvolvida á base tecnolágica, portanto o curso que eu fiz foi desprezada a área fundamental que é a fruticultura.
    Portanto se V. Senhoria tiver comunicação com pesquisadores da área mencionaa como fruticultura, ficaria lisonjeado de receber e-mail desse blog.
    marcondesgm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. É verdadade que se eu plantar a semente, da laranja vai nascer limão? meu nome é marise . meu imail é e.si.ramjut@hotmail.com por favor me de uma resposta.

    ResponderExcluir
  7. Pretendo plantar um pomar de laranja, uns 7 alqueires, queria saber o custo e o risco do plantio. Como também a época certa para se plantar e o preparo da terra.

    Se souber a resposta, por favor me envie um email.

    Desde já agradeço

    tarcisiofrancato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. oLÁ

    As laranjeiras do meu sítio tem produzido laranjas ruins para suco, sem gosto e brancas. Dizem que foi por conta de muita chuva ano passado ou porque os pés estão velhos.

    O que fazer??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. QUERIA FAZER UM POMAR D LARANJAS OQ PRECIZO FAZER E COMO PLANTO E ÉPOCA PE COM SEMENTES OU COM MUDAS ME MANDE RESPOSTA OBRIGADO DOUGLASVIVI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  10. Anderson da Silvasábado, outubro 23, 2010

    Gostaria de Saber como posso cuidar dos meus pés de laranja que estão secando?

    ResponderExcluir
  11. tenho um pequeno pomar de laranja ha 4 anos e ainda não produziu. quero saber o motivo, pois já usei adubos,podei mexo a terra e nada; eles dão poucas flores, e caem. se possível me mande uma resposta.pois, já estou perdendo a esperança.estou aguardando. Cleria.

    ResponderExcluir
  12. Tenho um pomar em formacao, gostaria saber se o plantio e formacao de grama tapete do meio das ruas prejudica o desenvolvimento das frutas.

    ResponderExcluir
  13. qual e o tipo de terra para laranja

    ResponderExcluir
  14. Os folhas do meu pé de laranja estão amarelando e caindo. O que faço pra resolver este problema.

    ResponderExcluir
  15. Os folhas do meu pé de laranja estão amarelando e caindo. O que faço pra resolver este problema.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.