Breaking News
recent

Manga


A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera L., que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

A árvore

As mangueiras são grandes árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.Quando jovens estas folhas são verde-folha. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa pertice.
As sementes, quando plantadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

5 comentários:

  1. Pode-se plantar um pé de manga próximos a areas residenciais a uns 10 metros da minha casa?

    Qual serão os riscos de ter essa árvore plantada?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um pé de manga ha uns 15 anos plantados que nunca gerou frutos.
    Será por causa do frio da cidade (Teresópolis) temperatura média de 20 graus.

    ResponderExcluir
  3. TENHO UMA AREA E UMA PARTE DELA DE AREIOSO POR CIMA DE TERRA BOA EM BAIXO JÁ PLANTEI MANGA E MORREU E TEM UM PE DE MANGA ANTIGO P´ROXIMO O QUE POSSO COLOCAR NA TERRA PARA PLANTAR

    ResponderExcluir
  4. Coloque esterco de boi, ou adubo para plantar frutíferas.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. o clima de portugal permite platar-mos uma mangueira?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.