Breaking News
recent

Pitanga

A pitanga - Eugenia uniflora Berg., família Myrtaceae - é o fruto da pitangueira.
Drupa globosa, carnosa, vermelha (a mais comum), amarela ou preta, e bastante saborosa, rica em cálcio, a pitanga é nativa da Mata Atlântica brasileira, onde é encontrada na floresta estacional semidecidual do planalto, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Ocorre também nas restingas. Também pode ser encontrada na ilha da Madeira, Portugal, onde foi introduzida.
A palavra "pitanga" vem do tupi-guarani, e significa "vermelho".
A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. Dá-se bem em terrenos arenosos junto às praias e os frutos são ótimos atrativos para pássaros. É também usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Nos sistemas agroflorestais multiestrato e em reflorestamentos heterogêneos, é planta importante na recuperação de áreas degradadas.
Árvore de porte médio - no máximo 12 m - a pitangueira é de desenvolvimento moderado, e medianamente rústica. A copa globosa é dotada de folhagem perene.
Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Raphael Chespkassoff Sanchez Vão

Estudante, Fotógrafo e Publicitário.

11 comentários:

  1. tenho um pé de pitanga ao lado da minha casa. Está com cerca de 6 metros de altura e tudo ano cobre-se de frutos. Mas estou com uma dúvida. Como ela está plantada ao lado da casa em um corredor de 4 metros de largura, ouseja ela está bem no meio desse corredor e agora o piso de cerámica está se soltando. estou preocupada pois temo que suas raizes derrube o uro da divisa de terreno ou que ofenda o alicerce da casa ou mesmo que ofenda a tubulação de esgoto de passa nesse corredor rente a parede da casa. Estou certa? será que o que temo é verdade? tentei contatar a plicia florestal para me informar mas.... sem resultado. As raizes são profundas ou superficiais? Aguardo urgente sua resposta.

    Enilda erfogaca@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Plantei alguns pés de pitanga e nenhum foi adiante. A informação que eu tive foi que é uma planta fácil de adapdação. O que pode estar ocorrendo.

    rodrigosiqueirapereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, raízes de pitangueiras podem sim levantar superfícies razas, porém para ver se está trazendo riscos à sua casa e ao muro, deve contactar um engenheiro florestal, ou engenheiro civil para lhe dar um parecer mais convicto.

    Att.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Boa Tarde!!
    Nasci em Angola, onde todos os miúdos comiam pitangas. Há pouco tempo atrás, um colega meu deu-me umas pitangas para eu "matar saudades" do sabor, e resolvi plantar os caroços. Qual não foi o meu espanto, a planta desenvolveu-se bastante, e lá está num vaso...a pedir que a mudem para um sítio maior. Com uns frutos tão lindos, como é a pitanga, pensei em pô-la num canto, no relvado da parte da piscina MAS não sei se será uma boa opção em termos de porproção e se terei problemas com a piscina.
    Peço a vossa ajuda neste sentido.
    Grata pela ajuda!! :-)

    Ana Cristina Rocha

    ResponderExcluir
  5. Em termos de tamanho não terás, pois bastará uma poda de acordo com o que visa de tamanho máximo da planta. Porém em termos de raízes você precisava com algum arquiteto para ele medir distâncias. Porém plantar ela a 3 metros da piscina não haverá problema nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Você é residente de ANGOLA? Legal.

    Quantos anos possui a muda de Pitanga?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde!!

    Muito OBRIGADA pelas dicas que me deram sobre a pitangueira. Quanto ao tempo da muda, eu também não sei dizer....sorry!!! :-(
    Mas vou ter que optar por outra solução pois no local onde eu queria pôr a pitangueira, não terá os 3 metros necessários. Já agora...podem dar-me alguma opinião sobre o que poderei pôr nesse sítio?
    Eu já não vivo em Angola, vivo em Portugal.
    Grata pela vossa rápida resposta!!! :-))
    Beijinhos e aquele abraço para o Brasil!!!

    Ana Cristina Rocha

    ResponderExcluir
  8. Plante mudas de Uvaia.Jabuticabas, Amoreiras, Goiabeira, Mangueiras, árvores nativas, frutas cítricas, ingazeiros, entre outras.

    ResponderExcluir
  9. ola!
    será que alguem me pode informar se poderei encontrar folhas de pitangueira no norte de Portugal?? vivo em V.N.Famalicão, perto de Braga.
    Medisseram que cha dessas folhas baixam os diabetes, e o meu marido ten-nos muito altos, mesmo tomando madicação para o efeito obrigado-Fatima

    ResponderExcluir
  10. Precisava de um pé de pitanga, alguém me arranja? ou onde poderei comprar!
    Pelo que li a arvore dá-se em Portugal!
    Obrigada
    Se arranjar dou contacto.

    ResponderExcluir
  11. Tenho um a pé pitanga, lindo e mais ou menos grande, mas só deu pitanga uma vez e mesmo assim muito pouca, porque será! Folhas dá muita mas fruta, ai queria tanto ver meu pé de pitanga com muitas frutas, o que fazer me ajudem!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.